Após 18 jogos de invencibilidade da Libertadores, o Atlético frustrou sua torcida nesta quarta-feira (25) ao perder por 2 a 1 para o Tolima, no Mineirão, pela sexta rodada do Grupo D.

O Tolima saiu na frente, aos 9 minutos do segundo tempo, com Rangel. Sasha saiu do banco e deixou tudo igual para o Galo, aos 42 da metade final da partida. Nos acréscimos, Lucumí deixou o time colombiano na frente e deu números finais ao jogo.

O primeiro fiasco do Galo na Libertadores 2022 não mudou a classificação da chave. O Atlético encerrou a fase de grupos em 1º lugar do Grupo D, com 11 pontos em 6 jogos – 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Com a vitória, o Tolima também chegou aos 11 pontos, mas ficou atrás do Galo no saldo de gols, 4 contra 1.

Atlético e Tolima agora aguardam o sorteio das oitavas de final da Libertadores 2022, na próxima sexta-feira (27), às 13h (de Brasília), na sede da Conmebol, no Paraguai, para conhecerem seus próximos rivais na primeira fase do mata-mata do torneio continental.

O jogo

Com o jovem Rubens na vaga do meia Zaracho como maior novidade, e empurrado pela torcida, o Atlético de Turco Mohamed começou o jogo no Mineirão apertando a saída de bola e indo para cima do Tolima.

Com dificuldades de quebrar a retranca do time colombiano, o Galo não conseguiu criar no ataque. Num primeiro tempo em que a marcação dos dois times falou mais alto, a melhor oportunidade de tirar o 0 a 0 do placar foi justamente com Rubens.

Em cruzamento na área, aos 42 minutos, ele acertou a bola na trave após uma cabeçada. O Tolima tentava ameaçar o Galo no contra-ataque, mas não chegou levar perigo ao goleiro Everson.

Na volta para o segundo tempo, a história do jogo começou a mudar logo aos 9 minutos. Após bola alçada na área atleticana por Ibargüen, a zaga do Galo deixou o atacante Michael Rangel testar a bola sozinho na área para fazer 1 a 0 Tolima. Foi o 20º gol sofrido pelo Atlético na temporada, o 11º em lance pelo alto.

Aos 17 minutos, Turco Mohamed resolveu acionar o banco pela segunda vez. Savinho e Sasha foram para o jogo no lugar de Rubens e Ademir, respectivamente. No intervalo, Mariano assumiu a lateral no lugar do amarelado Guga. Sem velocidade e errando muitos na troca de passes, o Tolima conseguia dominar o Galo.

Aos 30 minutos, em mais uma tentativa de mudar o panorama da partida, Jair saiu para a entrada de Calebe. E deu certo. Melhor na marcação, o Atlético conseguiu deixar o Tolima mais acuado em seu campo de defesa.

A pressão funcionou. Sasha, no bate e rebate, emendou um chute certeiro para deixar tudo igual no placar. No apagar das luzes, aos 46 minutos, Lucumí em um lance feliz fez 2 a 1 para o Tolima.


Avatar