O Atlético é o campeão mineiro de 2025. Neste sábado (15), o Galo perdeu para o América por 1 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte, no segundo jogo da final do Campeonato Mineiro. No entanto, graças à vitória por 4 a 0 no jogo de ida, o Alvinegro garantiu o título com um placar agregado de 4 a 1.

Esse é o 50º título estadual do Atlético na história e o sexto consecutivo. A última vez que o Galo alcançou tal feito foi entre 1978 e 1983. A conquista reforça a hegemonia atleticana no futebol mineiro e mantém o clube como o maior vencedor do estado.

Mesmo com a ampla vantagem construída no primeiro jogo, o Atlético iniciou a partida buscando o ataque. No primeiro lance, o Galo ensaiou uma jogada com Arana, que cruzou para Rony, mas a defesa americana afastou o perigo.

A pressão atleticana foi intensa nos minutos iniciais, deixando o América recuado. Nos primeiros dez minutos, o Galo criou duas boas oportunidades de gol, enquanto o Coelho sequer finalizou. No entanto, o equilíbrio tomou conta do jogo na sequência, e as disputas no meio-campo se intensificaram.

Destaque para o duelo físico entre Lyanco, do Atlético, e Jonathas, do América, que protagonizaram jogadas ríspidas ao longo da partida. Apesar da intensidade, o primeiro tempo parecia se encaminhar para um empate sem gols, até que, aos 43 minutos, Rony quase abriu o placar para o Atlético com um chute cruzado que passou ao lado da meta defendida por Jori.

Pouco depois, o América respondeu com Jonathas, que finalizou dentro da área, mas foi travado pela zaga atleticana. No rebote, Miquéias tentou de fora da área, mas chutou por cima do gol.

Assim como na primeira etapa, o Atlético voltou do intervalo pressionando. Logo no início, Gabriel Menino cobrou um escanteio fechado e quase marcou um gol olímpico. Minutos depois, Arana recebeu de Cuello na grande área e bateu de primeira, mas mandou a bola por cima do travessão.

O jogo seguiu equilibrado e sem grandes chances para ambos os lados até os 31 minutos do segundo tempo, quando Jonathas recebeu a bola na intermediária e acertou um belo chute no canto do goleiro Everson, abrindo o placar para o América.

Mesmo com a derrota parcial, o Atlético seguiu tranquilo, administrando a vantagem no agregado. Nos minutos finais, o time evitou sustos e garantiu mais um título estadual. No entanto, aos 48 minutos do segundo tempo, uma confusão entre Adyson, do América, e Guilherme Arana, do Atlético, resultou na expulsão de ambos os jogadores.

Com o fim do Campeonato Mineiro, América e Atlético voltam suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O Galo estreia no dia 29 de março contra o Grêmio, fora de casa, pela Série A. Já o América inicia sua campanha na Série B entre os dias 19 e 21 de abril, contra o Botafogo-SP, no Independência.

 

Ficha técnica

América 1 x 0 Atlético

América: Jori, Mariano, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Miquéias (Felipe Amaral), Kauã Diniz (Jhosefer) e Yago Santos (Fer Elizari); Figueiredo (Adyson), Fabinho (David Lopes) e Jonathas. Técnico: William Batista.

Atlético: Everson, Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Patrick), Gustavo Scarpa (Igor Gomes) e Rubens (Bernard); Tomás Cuello (Deyverson) e Rony (Hulk). Técnico: Cuca.

Gols: Jonathas (31min 2T) para o América.

Cartões amarelos: Kauã Diniz, Figueiredo (América); Lyanco (Atlético).

Cartões vermelhos: Adyson (América), Guilherme Arana (Atlético).

Motivo: Segundo jogo da final do Campeonato Mineiro 2025.

Data: 15 de março de 2025 (sábado).

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

Horário: 16h30 (de Brasília).

Arbitragem: Davi de Oliveira Lacerda, auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz e Thiago Henrique Neto Correa Farinha.

VAR: Rafael Traci.

 

Foto: Mourão Panda / América