Os acionistas do Banco Modal (MODL4) aprovaram a conversão das ações preferenciais em papéis ordinários, na proporção de um para um, disse a empresa em comunicado ao mercado na segunda-feira à noite.

O movimento ocorre em meio ao processo de venda do Modal à XP.

O Modal disse que a efetiva implementação da conversão está sujeita à aprovação da migração da companhia ao segmento Novo Mercado pela B3, bem como à homologação das respectivas alterações pelo Banco Central.

A XP anunciou em janeiro um acordo para compra de até 100% do Modal, que opera a plataforma modalmais e tem um banco de investimentos, em um negócio que avaliou o banco na ocasião em US$ 528,5 milhões via troca de ações. Documentos definitivos para a transação foram assinados em maio.

Entendendo o que são ações PN e ON

As ações ordinárias (ON) são aquelas que oferecem o direito de voto em assembleias e eleições empresariais. Ou seja, a ON permite que o investidor participe das decisões do negócio, podendo votar em assembleias importantes.

As ações preferenciais (PN) são aquelas que oferecem ao acionista a preferência sobre o recebimento de proventos (dividendos + jcp), como o próprio nome sugere. Geralmente, as PN não dão direito à participação e voto nas assembleias da empresa — a não ser que o estatuto diga o contrário.

Ao adquirir ações preferenciais, os investidores também têm preferência no reembolso de capital, no caso da falência ou liquidação da empresa. Assim, existe a possibilidade de recuperar parte dos recursos investidos em caso de fechamento da companhia.

Em contraponto, diferente dos papéis ON, esses não têm direito ao tag along, exceto em casos em que a empresa estende o direito. Muitas companhias fazem isso para aumentar seu nível de governança corporativa na classificação da bolsa.


Paola Tito