O governo Lula afirmou que a cidade de Belém (PA) foi confirmada pela ONU como a sede da COP30, em 2025.

A confirmação foi feita pelo presidente em um vídeo publicado nas redes sociais. Ele aparece ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e do ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores).

Segundo o anúncio, a ONU escolheu a capital paraense no dia 18 de maio. “Essa é uma grande notícia. Será a primeira vez que teremos uma reunião dessa magnitude sobre mudança de clima no Brasil”, disse Vieira.

Barbalho disse que a confirmação é uma “satisfação muito grande”. “Queria festejar, em nome do povo do Pará, claro, e de todos os brasileiros, o privilégio do nosso país de poder sediar o mais importante evento de mudanças climáticas do planeta”, afirmou o governador.

Belém do Pará foi a cidade escolhida pela ONU para ser sede da COP 30, em 2025. Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um estado da nossa Amazônia. Tenho certeza que o @helderbarbalho e o povo do Pará estão preparados para promover a melhor COP. Publicou Lula no twitter.

Lula oficializou a candidatura de Belém para sediar a cúpula do clima em janeiro. Ainda antes de tomar posse, o presidente fez viagem ao Egito para participar da COP27.

Durante o governo Bolsonaro, o Brasil mandou cancelar a COP25 que seria realizada no país em 2019. O evento acabou sendo transferido às pressas para a Espanha.


Avatar