O “Música de Domingo” recebe, no dia 10, às 11h, a banda Belina Orkestar, para cortejo no largo do Teatro Francisco Nunes. O grupo, conhecido pelas fanfarras de música instrumental, promete alegrar a manhã de domingo com músicas fortes e festivas, inspiradas em canções tradicionais dos povos nômades do leste europeu. A apresentação será aberta ao público, sem a necessidade da retirada de ingressos. Mais informações pelo site do Circuito Municipal de Cultura ou pelas redes sociais Instagram | YouTube | Facebook.

A apresentação integra a programação do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

Criada a partir da paixão dos integrantes pelo estilo musical das culturas Balcãs, a Belina Orkestar tem entre as referências o estilo musical Balkan Brass e grupos como Fanfare Ciocarlia e Boban Markovic Orkestar. A banda segue errante pelas ruas de Belo Horizonte desde 2019, animando o público com a “fanfarra balkan”, que reúne, num mesmo acorde, melodias de alegria e dor, luta e celebração. Atualmente, o grupo tem uma composição flutuante de mais de 20 integrantes divididos entre tubas, bombardinos, trombones, helicon, trompetes, saxofones, clarinetes, flautas, djembê, zabumba, bumbo, alfaia e caixa.

Nascido na década de 1950, o Música de Domingo apresentou uma programação ininterrupta até 2009. O projeto especial do Teatro Francisco Nunes foi retomado em 2019, mas com a Covid-19 teve novamente as atividades interrompidas. Intrinsecamente conectado à história de Belo Horizonte, a iniciativa voltou ao calendário cultural da cidade em setembro de 2021, com programação musical gratuita, que abarca as mais variadas facetas da música instrumental e cantada. Entre setembro de 2022 e setembro de 2024, período de parceria com o Instituto Odeon, foram realizadas 19 edições, com público total de aproximadamente 4 mil pessoas, que receberam atrações como “Percussão Circular convida Sérgio Pererê”, ““Aline Calixto”, “Roger Deff”, “Toninho Horta” e “Samba Marku”.

O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.

Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e setembro de 2024, data que marcou o fim do Ano IV, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1.150 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 580 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de quase 7 mil artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.

Circuito Municipal de Cultura

Música de Domingo | Show Belina Orkestar

Quando. Domingo (10), às 11h

Onde. Largo Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, 1.321 – Centro)

Quanto. Acesso gratuito, sem a necessidade de retirada de ingresso

Duração. 1h30

Classificação. Livre

Foto: Victor Caldas

 


Avatar

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *