Informações de Contato

Belo Horizonte - MG

Atendimento

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta quarta-feira (3/8) relatório do senador Alexandre Silveira (PSD/MG) que autoriza a Prefeitura de Belo Horizonte contratar operação de crédito externo no valor de 80 milhões de dólares, mais de 420 milhões de reais, com garantia da União, com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

O recurso será utilizado para o financiamento parcial do “Programa de Mobilidade e Inclusão Urbana de Belo Horizonte”, que busca melhorar a qualidade do serviço e a acessibilidade para os usuários do transporte público na área de influência do ‘Expresso Amazonas’, e as condições de vida urbana da população de baixa renda em assentamentos.

“Vai possibilitar a implementação do BRT na Avenida Amazonas, uma das mais importantes vias da nossa capital, melhorando o trânsito e a qualidade de vida dos trabalhadores da nossa região metropolitana”, destacou Alexandre Silveira.

O Programa de Mobilidade e Inclusão Urbana de Belo Horizonte pretende melhorar o fluxo no Corredor Amazonas, eixo que possui o maior número de passageiros transportados na cidade. Em sua área de influência operam 36 linhas municipais e 86 linhas metropolitanas. O Corredor Amazonas é a principal via de acesso do centro de Belo Horizonte para os municípios de Contagem e Betim.

Os recursos também serão utilizados para melhoria urbana da Vila Cabana do Pai Tomás, incluindo desenvolvimento de projetos e obras de infraestrutura; construção e recuperação de estradas e vielas; e de unidades habitacionais e comerciais para realocação de famílias e empresas; além de intervenções para mitigar riscos geológicos. “A intervenção na Vila Cabana Pai Tomás também é necessária. Trata-se de um local onde residem mais de sete mil famílias e cerca de vinte mil moradores. Das grandes vilas e aglomerados de Belo Horizonte, a Vila Cabana Pai Tomás é a única que ainda não foi alvo do Programa Vila Viva, o que será possível agora com a viabilização desses recursos”, afirmou o senador.


Avatar

editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.