Belo Horizonte é a capital mais fria do Brasil nesta quinta-feira (19), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação de Cercadinho, na região Oeste, registrou 4,4ºC — a segunda menor temperatura em toda série histórica do Instituto. Brasília foi a segunda capital mais fria e registrou 4,9ºC.

O dia mais frio em BH ocorreu em 1º de junho de 1979, quando foram registrados 3,1ºC. Nessa quarta-feira (18), a capital mineira já havia registrado recorde de frio: os termômetros marcaram 6,7ºC, então a menor temperatura para maio desde 1961.

Ainda segundo o Inmet, por volta das 4h, a sensação térmica chegou a ser de -11ºC. A sensação térmica é um cálculo que leva em consideração três elementos: temperatura, velocidade do vento, e umidade do ar.

Mais frio

A previsão do Inmet é de que as temperaturas mínimas sigam abaixo de 10 °C pelo menos até o próximo domingo (22).

Na sexta-feira (20), a mínima deve ser de 7 ºC. No sábado (21) e no domingo (22), as menores temperaturas devem ficar na casa dos 8 ºC.

Recomendações

Para o período, a Defesa Civil da capital fez algumas orientações para a população. Confira:

  • Hidrate-se;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Realize atividades físicas utilizando agasalho;
  • Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;
  • Procure um especialista em caso de problemas respiratório.