Após colocar três regiões em alerta de risco geológico na manhã desta quarta-feira (16), a Defesa Civil de Belo Horizonte atualizou a informação e disse que toda a capital mineira está em alerta até a próxima segunda-feira (21). Desde segunda-feira, todas as regiões estavam sem nenhum tipo de risco, o que mudou nos primeiros minutos desta quarta.

Inicialmente, a regional Nordeste era a única com forte risco geológico devido ao volume de chuva nas últimas 72h ser superior aos 70mm. Já em Venda Nova e Centro-Sul, o risco era moderado pela chuva em 48h ser de 50mm ou mais.

Entretanto, em virtude do volume das chuvas previstas para as próximas 48 horas, existe a possibilidade de risco geológico até segunda-feira. A Defesa Civil recomenda atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Entre as 18h dessa terça (15) e as 6h desta quarta, a região Centro-Sul foi a que registrou o maior volume de chuva. Foram 35,4mm nesse intervalo. É como se caísse 35,4 litros de chuva em um espaço de um metro quadrado.

Fonte: Defesa Civil – BH