Informações de Contato

Belo Horizonte - MG

Atendimento

Uma massa de ar seco predomina na maior parte do Brasil nesta segunda-feira (25). O bloqueio atmosférico continua ativo sobre o país, impedindo o avanço de frentes frias.

Segundo a Climatempo, a semana começa com chuva apenas nos extremos do Brasil, como no sul do Rio Grande do Sul e na costa norte do país e leste do Nordeste. As demais áreas continuam muito secas e poluídas, com predomínio do sol e temperaturas altas para os padrões do inverno.

No Norte e Nordeste, não há previsão de mudanças em relação aos dias anteriores. O interior nordestino e o sul da Amazônia seguem muito secos e ensolarados. No Norte, a chuva fica concentrada no norte do Amazonas e do Pará, inclusiva nas capitais Manaus e Belém. São pancadas isoladas que, pontualmente, podem vir com intensidade moderada a forte, com raios e rajadas de vento.

O risco de temporal é maior nos estados de Roraima e do Amapá. No Nordeste, chove moderado a forte no litoral do Maranhão e no litoral leste, principalmente em Porto Seguro, na Bahia, e o leste de Pernambuco. Venta na Região, com rajadas de até 60 km/h.

No Sudeste, só há previsão de chuva no litoral norte do Espírito Santo. Algumas nuvens até passam sobre São Paulo, especialmente entre a Baixada Santista e o litoral sul, mas não há condições para chuva. O sol aparece e o tempo segue firme.

Nas demais áreas do Sudeste, inclusive nas capitais, o dia começa com sensação de frio, mas o sol aparece ao longo da manhã e predomina. Não chove em nenhuma capital e a umidadde relativa do ar continua baixa. Como já não chove há vários dias, o ar continua muito seco e poluído, por isso é importante redobrar os cuidados com a hidratação.

O Centro-Oeste segue ensolarado e muito seco. A umidade relativa do ar fica abaixo de 20% em praticamente todas as áreas, o que já é considerado estado de alerta. Além da baixa umidade do ar, a umidade do solo também está muito baixa, o que pode favorecer o aumento das queimadas neste longo período de estiagem. Quanto às temperaturas, o calor continua.

No Sul, o dia começa com chuva nas áreas do sul do Rio Grande do Sul, mas que até o fim da manhã perdem força. Toda a Região vai seguir sem chuva no decorrer do dia. Algumas nuvens vão passar pelo litoral dos três estados, mas não são nuvens associadas à chuva. As capitais terão uma segunda-feira de sol, com calor à tarde e sem chuva.

 


Paola Tito

editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.