A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, votou na manhã deste domingo em Belo Horizonte, destacando sua expectativa de um segundo turno pacífico e democrático, no qual todos exerçam seu direito de voto. Ela chegou ao local de votação antes da abertura dos portões e, logo após registrar seu voto, desejou “um domingo sem violência, em paz, com as pessoas exercendo o seu direito de votar”.

“Espero que este seja um domingo de alegria democrática, em que cada cidadão possa escolher com responsabilidade e exercer esse direito tão importante. Em Belo Horizonte, com esse céu azul, desejo que todos participem até o final do dia, exercendo esse dever cívico”, disse a ministra.

Em uma breve declaração à imprensa, Cármen Lúcia enfatizou a importância de uma democracia apoiada por um Judiciário independente e uma imprensa livre: “Sem Judiciário independente e imprensa livre, a democracia não acontece. E, no Brasil, queremos que ela aconteça sempre.”

A ministra também aproveitou para agradecer aos mesários e profissionais da imprensa pelo trabalho em prol das eleições, reforçando seu desejo de que todos votem até o final do dia. No sábado, 26, em pronunciamento transmitido em rede nacional, ela já havia convidado os eleitores a comparecerem às urnas, reforçando que o voto é o “gesto maior da vida democrática e um poderoso instrumento de transformação social”.

Cármen Lúcia ressaltou ainda a segurança e auditabilidade das urnas eletrônicas, que estão prontas para receber os votos dos mais de 30 milhões de eleitores em 51 municípios do país.

 

Foto:  TRE/MG