A Casa dos Quadrinhos, escola de artes visuais, gráficas e digitais localizada no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte, passou por um período em que cursos foram ministrados por meio das plataformas digitais, com importante interação online e metodologias e materiais próprios. Agora, o espaço irá reabrir as portas ao público para os cursos presenciais.

Para celebrar o retorno, a Casa dos Quadrinhos, fundada em dezembro de 1999 e integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, irá promover, neste sábado (5), a partir das 13h30, uma tarde de aulas gratuitas para adolescentes acima de 13 anos e adultos interessados em conhecer a instituição e fazer uma imersão no universo das artes.

Pelas medidas de protocolos sanitários adotadas pela Casa dos Quadrinhos, como demarcação nas salas para manter o distanciamento de um metro entre as pessoas e dispenser de álcool em gel nas dependências, as vagas para as aulas gratuitas são limitadas e as inscrições devem ser feitas com antecedência pelo Sympla.

Haverá aulas de escultura e impressão de personagens e palestras sobre quadrinhos e narrativa visual, técnicas de animação, design de personagem 3D, oficinas de pintura digital, figura humana e retrato, aquarela, e ainda avaliação de portfólios, realizada por profissionais do setor, para quem pretende comercializar seu trabalho. As atividades serão conduzidas por professores mestres com sólida experiência no mercado, entre eles Geraldo Araújo, Eddie Vieira, Pedro Chelles, Eduardo Pansica, Cotrim e Salomão Hubner.

Ilustrador, artista visual e co-fundador da Casa dos Quadrinhos, Cristiano Seixas comemora a retomada das atividades presenciais e o reencontro com alunos e professores, além de ressaltar a importância da continuidade do modelo virtual em algumas situações: “Os dois últimos anos foram desafiadores, mas fomos ágeis em implantar uma modalidade digital e personalizada para os nossos estudantes, graças aos investimentos em tecnologia e treinamento de equipe. Deu tão certo que vamos manter o formato para alguns cursos curtos, sendo uma possibilidade interessante para quem é de fora de BH”.

Um dos destaques da agenda presencial deste sábado será dedicado aos jogos de tabuleiro, entretenimento da era analógica que voltou com força total, impulsionado pelo isolamento social. “Ao longo da tarde, os participantes vão aprender a fazer e imprimir peças de board games e afins.

Estarão presentes o game designer Eurico Neto Cunha, que participará de uma live conosco nesta quinta, no Instagram da Casa dos Quadrinhos, e o professor Eddie Vieira”, conta Cristiano Seixas.

Saiba mais sobre os cursos que serão ministrados neste sábado (5):

Escultura e Impressão de Personagens, a partir das 13h30: No hall de entrada, o professor de Escultura e Modelagem, Eddie Vieira, organiza uma ação interativa, de criação e modelagem de um personagem até sua impressão em 3D, em conjunto com a 3D LAB.

Avaliação de portfólio, de 14h às 16h: Com atuação no mercado, os profissionais Salomão Hubner e Cristiano Seixas farão análise de portfólios com duração de 30 minutos para cada interessado.

Palestras

14h: Quadrinhos e Narrativa Visual – como funciona o processo de criação das páginas de HQs, desde o roteiro até a finalização
15h: Técnicas de Animação com Geraldo Araújo – história da animação, passo a passo na criação de desenhos animados
16h: Design de Personagem 3D com Eddie Vieira – dicas e exemplos de como criar um personagem com técnicas de 3D
Oficinas
14h: Pintura Digital com Pedro Chelles – principais fundamentos, conceitos, ferramentas e técnicas básicas.
15h: Figura Humana e Retrato com Eduardo Pansica – irá desenvolver sua percepção visual e sua habilidade de reproduzir pessoas.
16h: Aquarela com Cotrim – uma iniciação à linguagem da pintura em aquarela através do desenvolvimento prático de técnicas tradicionais.

Fonte: Circuito Cultural Praça da Liberdade