Mais de 10,8 mil cães e gatos de rua, além de animais de pessoas de baixa renda, serão castrados gratuitamente em 22 cidades do Sul e do Centro-Oeste de Minas Gerais. Dentre os municípios contemplados estão Capitólio, Pratápolis, Itaú de Minas, Piumhi e Cássia.

A castração foi viabilizada por convênio entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Associação Pública Dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg). A cirurgia será feita em clínicas e hospitais credenciados, além de um castramóvel e uma van, de responsabilidade da Ameg.

Em cachorros, a operação demora cerca de 20 minutos em fêmeas e cinco minutos em machos. Já para os gatos, o tempo médio é de 10 minutos. O animal passa por uma avaliação prévia, enquanto o responsável preenche uma ficha sobre o bicho e assina os termos de responsabilidade.

Os funcionários retiram os pelos na região da cirurgia e aplicam a anestesia no animal. Após a cirurgia, o tutor tem que aguardar o cão ou gato acordar para que seja feita a liberação. Em casa, é preciso administrar os medicamentos prescritos para o bichinho.

Nas cadelas, a castração reduz chances de doenças relacionadas ao útero, tumores de mama e problemas ligados ao cio – período em que a imunidade animal fica baixa. Para os machos, o procedimento diminui as possibilidades de câncer de próstata e de testículo.

Além disso, a esterilização ajuda a solucionar brigas nas ruas, porque os cachorros machos não permanecem com o comportamento de marcar território.