Informações de Contato

Belo Horizonte - MG

Atendimento

Cerca de um terço dos consumidores (29%) tem cinco ou mais cartões de crédito. O dado assustador é de um estudo da Serasa, que entrevistou 3,7 mil clientes que tiveram cartão de crédito aprovado pelo eCred, seu shopping de crédito virtual, nos últimos 90 dias. O grupo dos que possuem cinco ou mais cartões é o maior ouvido no levantamento.

A segunda maior parcela de pessoas entrevistadas tem três cartões de crédito (23%), seguida pela que tem dois (21%) e quatro (18%), nesta ordem. Apenas 9%, a minoria dos consumidores, possui só um cartão.

Entre os tipos de compras com cartão de crédito considerados mais importantes pelas pessoas, estão alimentação (17%) e supermercados (17%), farmácia (15%) e eletrodomésticos (14%). Já os considerados menos importantes são móveis e viagens (10%) e pagamento de boletos (6%).

Amanda Rapouzo, gerente do eCred, da Serasa, afirma que não existe um número ideal ou limite de cartões de crédito para se ter. Mais importante, conforme ela, é o motivo pelo qual a pessoa tem mais de um cartão, se vai contribuir para a gestão financeira. Para quem recebe o salário dividido em duas vezes no mês, por exemplo, pode ser interessante ter cartões com diferentes vencimentos, acompanhando o recebimento.

“Ter mais de um cartão pode ser arriscado para o bolso se não for usado de forma controlada e organizada”, adverte. Ela aconselha que a pessoa tenha claro o benefício e o custo de cada e se conseguirá arcar com mais de uma fatura.

“É importante que a pessoa tenha controle de suas finanças, não importa se for por meio de folha de caderno, bloco de anotações do celular, planilha de Excel ou até mesmo um aplicativo do próprio cartão”, indica.


Avatar

editor