Nesta segunda-feira (12), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, se reuniram no Palácio do Planalto para acertar detalhes da visita do presidente chinês, Xi Jinping, ao Brasil. Xi virá ao país em novembro para participar da reunião do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro.
A organização dos acordos bilaterais que serão assinados durante a visita de Xi ficará a cargo de um grupo de trabalho formado pelo Ministério das Relações Exteriores e outras pastas, embora os temas específicos desses acordos ainda não tenham sido revelados.
Durante o encontro, foi realizada uma análise das principais áreas de interesse comum entre os dois países, como inteligência artificial, infraestrutura e transição energética. Rui Costa ressaltou que, após a visita do presidente Lula à China, houve um direcionamento para alinhar as novas políticas de desenvolvimento do Brasil com o fortalecimento da cooperação entre os dois países.
O embaixador Zhu Qingqiao destacou que a parceria entre China e Brasil é voltada para o futuro, enfatizando a importância de identificar áreas estratégicas e prioridades na cooperação, além de mencionar a relevância da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) nesse processo.