A tão aguardada chuva pode chegar a Belo Horizonte nesta quarta-feira (9), de acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Climatempo e a Defesa Civil Municipal. Uma frente fria, que se fortalece a partir de hoje, deve alterar as condições climáticas em Minas Gerais, trazendo alívio após dias de calor intenso.
Caso as pancadas de chuva ocorram no período da tarde, acompanhadas de rajadas de vento, a capital mineira pode finalmente ter um refresco. Ontem, Belo Horizonte registrou um recorde de temperatura, atingindo 36,8°C, superando o recorde anterior de 36,2°C, registrado na última quinta-feira (3).
A Defesa Civil de Belo Horizonte alerta que o recorde de calor de ontem pode ser superado novamente hoje, com uma previsão de temperatura máxima de até 37°C. No entanto, com a chegada da chuva, há esperança de melhora na umidade relativa do ar, embora a expectativa inicial ainda seja de índices baixos, entre 20% e 30%.
Além da capital, o Inmet prevê chuva em várias partes do estado de Minas Gerais. Para 20 cidades das regiões Norte e Noroeste, foi emitido um alerta de tempestades, com a possibilidade de chuvas intensas, atingindo até 50 mm/h, ventos de até 50 km/h e até a ocorrência de granizo. Essas condições meteorológicas podem trazer alívio para várias áreas que estão enfrentando o calor extremo dos últimos dias.
A tão esperada chuva pode chegar hoje a Belo Horizonte. Ao menos é o que preveem o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, o Cilmatempo e a Defesa Civil Municipal. Isso porque uma frente fria ganha força a partir desta quarta-feira (09), mudando os acontecimentos climáticos em Minas Gerais.
Se as pancadas ocorrerem realmente, junto com as rajadas de vento, no período da tarde, a capital mineira pode ter um refresco. Ontem, a cidade bateu o recorde de calor com 36,8°C. O recorde anterior havia sido na quinta-feira (03), quando os termômetros chegaram a 36,2°C.
A Defesa Civil prevê a superação do recorde de ontem em BH, pois, segundo as projeções do órgão, a máxima pode chegar a 37°C, hoje.
Com a mudança no cenário, existe a expectativa de melhora na umidade relativa do ar na capital, mas a previsão inicial é que, hoje, ela fique entre 30% e 20%.
Minas Gerais saiu da onda de calor e, conforme o Inmet, pode chover em boa parte do estado. Para 20 cidades localizadas nas regiões Norte e Noroeste foi emitido alerta de tempestades, pois em alguns municípios o volume da chuva pode chegar a 50 mm/h, além de ventos de até 50km/h e granizo.