R$ 11 milhões em investimentos na cultura e no turismo

Uma cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi oficializada durante a abertura do 5º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos, no dia 1 de agosto, no Grande Teatro Cemig do Palácio das Artes. O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e a Diretora de Comunicação da Cemig, Cris Kumaira, assinaram um termo que prevê a realização de quatro editais que somam R$ 11 milhões em investimentos na cultura e no turismo entre 2023 e 2024.

Na ocasião também foi assinado o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável com a 360 Turismo. A iniciativa estabelece um planejamento que norteará as ações da Secult voltadas ao setor turístico até 2024. A segunda fase desse trabalho se iniciará no dia 16 de agosto e realizará um diagnóstico com informações de todos os territórios do estado, a partir de oficinas, pesquisas e entrevistas.

Outra novidade destacada foi a realização nos dias 1, 2 e 3 de setembro do Caipiblue – Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea, que deverá acontecer no Circuito Liberdade.

O evento é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).

O primeiro edital da Cemig será voltado para o Natal, com lançamento em setembro deste ano. O objetivo, de acordo com Cris Kumaira, é “reforçar os traços de mineiridade” nessa épocado ano. O segundo é para o Carnaval e deverá ser executado em 2023. “Nós queremos dar mais tempo para a organização dessa festa, tendo em vista toda a movimentação da economia atrelada a ela”, completou a Diretora de Comunicação da Cemig. O terceiro edital é o Luzes do Patrimônio que viabilizará a instalação de uma iluminação moderna e de qualidade em igrejas, museus e prédios históricos.

E neste momento estamos trabalhando na construção de um quarto edital a ser lançado um pouco mais a frente e 100% focado no interior de Minas Gerais. Ele vai incentivar e promover a realização de festivais e festas tradicionais dos nossos municípios. Sabemos como essas festas fazem parte da vida dos mineiros e da importância delas. Temos muitos festivais de qualidade espalhados por todas as regiões do estado e que reúnem diferentes manifestações culturais”, acrescentou Kumaira.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, celebrou a iniciativa. “Isso que a Cemig faz representa um passo gigantesco; dá clareza e transparência para os patrocínios, e, sobretudo, dá oportunidade para o interior apresentar os seus projetos. Obrigado por essa parceria constante”, pontuou.

Em sua fala de boas-vindas aos participantes do encontro, Oliveira também pontuou a expansão da atividade turística em Minas Gerais, a qual, no mês de abril, registrou crescimento de 720% acima da média nacional, no comparativo com o mesmo período de 2022. “Nossa cultura é o grande produto. Um crescimento de 720% na atividade turística e a geração de 100 mil empregos no ano de 2022 revelam o quanto essa transversalidade tem feito e fará muito bem para Minas Gerais”, frisou o secretário.

Turistas internacionais gastam aproximadamente R$ 15,3 bilhões

O primeiro semestre de 2023 apresenta mais números surpreendentes. Dados do Banco Central do Brasil (Bacen), registraram a movimentação financeira de cerca de US$ 3,23 bilhões, o equivalente a aproximadamente R$ 15,3 bilhões. O valor é 7,2% maior do que o contabilizado no mesmo período de 2019, ano anterior à pandemia.

No mês de junho, os estrangeiros injetaram aproximadamente R$ 2,4 bilhões com consumo no país, o que representa a segunda melhor arrecadação em 28 anos, pendendo apenas para 2014, no período de realização da Copa do Mundo no país.

A entrada dos estrangeiros no país no primeiro semestre equivale a 92% do total registrado ao longo de todo o ano de 2022. Os dados fornecidos pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur e a Polícia Federal mostram a crescente de interesse dos turistas estrangeiros pelos atrativos turísticos do Brasil.

Benjamim Guimaraes será reformado

O barco a vapor Benjamim Guimarães, embarcação única no Brasil, com 110 anos de existência, que é o principal atrativo turístico no Vale mineiro do São Francisco vai ser restaurado pela Prefeitura de Pirapora.

O Benjamim Guimarães está fora das águas do rio São Francisco para a reforma

O prefeito de Pirapora, Alex Cesar, confirmou o recebimento do projeto executivo para a conclusão da reforma/restauração do histórico Vapor Benjamim Guimarães. Enviado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG), após quase três meses de atraso, o projeto agora se encontra nas mãos da prefeitura, que se prepara para dar andamento ao tão esperado processo de licitação e contratação da empresa que concluirá as obras.

O prefeito informou que, dentro de aproximadamente 60 dias, será selecionada a empresa que assumirá a execução e conclusão da obra. “A reforma, estimada em quase R$ 3 milhões, onde o município assumirá o custo final dessa reforma, contando com a parceria e acompanhamento do Ministério público estadual (MPMG)”, comentou o Chefe do Executivo. O Presidente da EMUTUR, Elton Jackson, esclareceu que o primeiro objetivo é concluir a reforma do casco, para depois colocar a embarcação para flutuar. Após sua completa recuperação, a intenção é retomar seus eventos culturais e passeios turísticos no Rio São Francisco, em conformidade com todas as atuais exigências técnicas, normas de segurança e procedimentos operacionais dos órgãos responsáveis.

Época que o Benjamim Guimarães levava os turistas pelo rio São Francisco

A volta do Vapor Benjamim Guimarães à navegação é considerada prioridade pela administração municipal. “A população não quer ver essa embarcação tão simbólica transformada em restaurante ou museu. Quer ver o barco de volta às águas, recebendo atrações culturais como a Sinfônica Jovem de Pirapora, atraindo turistas de todos os lugares e reaquecendo a economia local”, concluiu o prefeito Alex Cesar.

Concurso Melhor Chef

Uma das atrações da programação do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que ocorre de 06 a 17 de setembro de 2023, é o Concurso Melhor Chef em parceria com o SENAC.

As inscrições para chefs e cozinheiros abrem nesta terça-feira, dia 1º de agosto, e seguem até o dia 03 de setembro. Para participar, o candidato deve ter mais de 18 anos, atuar como Chef ou Cozinheiro em algum restaurante ou hotel da cidade de Gramado e deverá elaborar e preparar uma receita com a utilização de ao menos uma PANC- Plantas Alimentícias Não Convencionais (tema central da edição 2023 do festival).

A receita deve ser enviada para o e-mail [email protected], junto com as seguintes informações: nome completo do competidor, uma breve apresentação do competidor, restaurante ou hotel que está representando, telefone (whats), além da receita com ingredientes e modo de preparo.
Serão selecionadas até oito receitas, entre as inscritas, para a prova que ocorre no dia 13 de setembro data em que serão anunciados os três finalistas.

Foto Cleiton Thiele
31_08_2022_14Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado2022_Concurso SENAC de Melhor Chef – Chef Joao Francisco Chaves, San Tao Serra e Mar com Peixe branco defumado com carvao e galhos de Oliveira, temperado com sal pimenta e vinho branco. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Na edição de 2022 o grande vencedor foi o chef João Francisco Chaves Beckenkamp.
Mais informações pelo (51) 99308-4768 com Bruna Gotardo e pelo e-mail: [email protected].

O Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado é um evento promovido pela Prefeitura de Gramado, com realização da Gramadotur e correalização da Abrasel Hortênsias.

Inscrições e informações pelo e-mail: [email protected].

Mais informações em: www.festivalgastronomiagramado.com.br e @festivaldegastronomia.

Enoturismo

Sob o slogan “Rotas do Vinho: Experimente o Enoturismo pelo Brasil”, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) lança nova campanha para incentivar e valorizar o Enoturismo no país. A prática é uma atividade turística cujo objetivo é apreciar o sabor e o aroma de vinhos, além do aprofundamento nas tradições e cultura dos lugares que produzem a bebida.

O Enoturismo no Brasil proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer a cultura do vinho, desfrutar de paisagens deslumbrantes, aprender sobre o processo de produção e, é claro, degustar vinhos de alta qualidade. Nos quatro cantos do Brasil, cada região tem seu charme e particularidade, oferecendo aos amantes do vinho uma experiência única e memorável.

Esse tipo de turismo é cada vez mais comum e segue em crescimento. Uma pesquisa feita pela União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) mostrou que, no Brasil, o número de “enoturistas” cresce uma média de 10% a 15% ao ano. Dentre os lugares mais procurados para a prática estão: Serra Gaúcha; Vale do São Francisco, no Nordeste; Ouro Verde; na Bahia; Botticelli e Lagoa Grande, localizados em Pernambuco.

O Enoturismo ajuda no sustento de várias famílias no país e conta com uma qualidade impecável e hoje reconhecida internacionalmente. Os vinhos brasileiros fazem sucesso tanto aqui no Brasil, como na Europa e em países como os Estados Unidos. Queremos incentivar essa prática cada vez mais por aqui”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

A campanha conta com um mapeamento das principais cidades com atividades de Enoturismo em algumas regiões brasileiras. As peças serão divulgadas nas redes sociais e nos sites da federação, sindicatos filiados e canais de comunicação da CNC.

Coluna Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira

Informações para a coluna enviar para [email protected]