Natal da Mineiridade em 450 municípios
Celebrações acontecerão de 2 de dezembro a 6 de janeiro de 2024 na capital e em todas as regiões de Minas, que vai registrar um fluxo turístico de cerca de 3,2 milhões de pessoas no período
O Natal da Mineiridade 2023, iniciativa que integra Belo Horizonte ao interior do estado, é um momento de celebração das tradições e dos costumes do povo mineiro, e também de comunhão, sintonia e orgulho, reforçando vínculos nas mais diversas regiões de uma Minas Gerais hospitaleira. Realizado pelo segundo ano consecutivo, o projeto foi lançado na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio da Liberdade, com novidades em Belo Horizonte e nas mais diversas regiões de Minas Gerais.
A celebração, que acontecerá de 2 de dezembro a 6 de janeiro de 2024, terá adesão de 450 municípios, o dobro do número registrado em 2022, gerando emprego e renda e consolidando Minas como um dos principais destinos de fim de ano no país. Serão mais de 600 eventos que reforçam a cultura, a hospitalidade, a fé, as tradições e os costumes do povo mineiro em espetáculos teatrais e de artes visuais, shows, iluminações temáticas, cantatas, inaugurações de presépios e manifestações religiosas. Em BH, uma intensa programação acontecerá na Praça da Liberdade, no Palácio da Liberdade e nos equipamentos culturais do Circuito Liberdade.
O Natal da Mineiridade gera emprego e renda e consolida Minas Gerais como um dos principais destinos de fim de ano no país. A expectativa é que o período registre uma movimentação turística de 3,2 milhões de pessoas, o que representa um crescimento de mais de 20% em relação ao ano passado. A estimativa é que a ocupação hoteleira atinja 80% durante as festas de dezembro.
Os investimentos chegam a R$ 18 milhões, incluindo os incentivos do edital Natal da Mineiridade Cemig 2023, o projeto de Iluminação da Praça da Liberdade e edifícios icônicos da capital, além do trabalho de posicionamento de Minas Gerais enquanto destino natalino, por meio de ações de marketing e promoção turística.
O Natal da Mineiridade é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), com patrocínio da Cemig e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), e parceria com a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação Mineira dos Municípios e a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, destacou que o Natal da Mineiridade é pensado para integrar todas as regiões do estado, que receberão atividades diversas no período natalino e terão suas economias aquecidas pelo grande movimento turístico. “Operadoras já estão vendendo pacotes para o Natal em todo o estado e de forma muito especial naqueles municípios mais tradicionais, como são os municípios barrocos, que possuem um Natal histórico e de muito mercado para o turismo.
E junto com Minas Gerais, BH se consolida nesse grande nicho, que faltava nessa época do ano para lotar os hotéis. Isso incrementa a economia e movimenta toda uma cadeia produtiva, sobretudo os bares e restaurantes do estado inteiro”, comenta Oliveira.
Para a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, ao investir e apoiar as expressões artísticas no estado, a Companhia contribui para a ampliação e democratização do acesso às práticas culturais, reforçando seu compromisso com a preservação do patrimônio material e imaterial, memória e identidade do povo mineiro: “O Natal da Mineiridade terá uma programação riquíssima, intensa, diversa e plural, espalhada por várias regiões do estado e que tem a mineiridade como a sua força motriz. Celebramos a identidade e a tradição do povo mineiro. Isso dialoga com o compromisso da Cemig de democratização e ampliação do acesso às práticas artísticas e culturais no estado, além de fortalecer e preservar os costumes locais, e gerar emprego e renda”.
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva ressaltou a importância da atuação da entidade para além da capital mineira. “Temos um Natal potente em várias cidades de Minas Gerais. A CDL atua em BH, mas estamos dialogando com as 209 CDL’s que estão no interior para que elas também fomentem cada vez mais o Natal em suas cidades. O Natal da Mineiridade potencializa o pequeno, o médio e o grande empreendedor, gerando desenvolvimento econômico no estado”, pontua Souza e Silva.
Como nos anos anteriores, a CDL estuda ações de Natal para BH e um dos projetos é viabilizar um grande corredor iluminado que ligará a Savassi à Praça Sete, passando pela Praça da Liberdade e pelas avenidas Cristóvão Colombo, João Pinheiro e Afonso Pena.
Pelo interior de Minas Gerais- Para promover os mais de 600 eventos dos destinos turísticos do estado e ressaltar a hospitalidade do mineiro, o portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br) divulgará um portfólio dedicado às festividades natalinas e realizado com o apoio das Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs) e da Rede de Gestores Municipais.
Até o momento, já aderiram ao Natal da Mineiridade cidades como Tiradentes, Araguari, Barbacena, Bom Despacho, Três Marias, Pouso Alegre, Ouro Fino, Inhapim e Caratinga. Para evidenciar e promover a diversidade das festividades natalinas em Minas Gerais, uma intensa e diversa programação cultural está sendo preparada com shows, inauguração de presépios, cantatas, celebrações religiosas, feirinhas gastronômicas, encenações do nascimento de Cristo e apresentação de corais, entre outras atrações.
O portfólio digital com todas as atrações culturais das cidades mineiras poderá ser acessado no portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br). O material, elaborado com base nas informações enviadas pelos municípios, terá atualizações diárias. No portal, o visitante encontrará informações sobre os locais e horários em que podem ser conferidas as atrações, além de dicas de como preparar a viagem pelo interior de Minas para aproveitar o Natal nos destinos mineiros.
Haverá, também, ampla divulgação do Natal da Mineiridade nos principais meios de comunicação da capital e do interior, além de veículos nacionais. A campanha de divulgação se estenderá nas redes sociais, dentre elas o blog Daqui em Minas, disponível no portal Minas Gerais. Também está marcada uma ação envolvendo os principais influenciadores de turismo para divulgar as atrações natalinas no estado. Nos dias 2 e 3 de dezembro, eles participam de um almoço mineiro, da inauguração do Natal da Mineiridade e do acendimento das luzes de Natal na Praça da Liberdade.
Tabuleiro lúdico- Na Praça da Liberdade, será montado um projeto especial com cinco eixos temáticos: Alma, História, Alameda Travessia, Artes e Ciências. No espaço Alma, por exemplo, os visitantes verão um presépio iluminado com a cena sacra em tamanho natural. No período natalino, o coreto vai abrigar a Casa do Papai Noel, ambiente com iluminação cênica e espetáculo de neve de 30 em 30 minutos. Um túnel iluminado em neon flex também vai proporcionar uma experiência imersiva e instagramável no espaço.
Homenagem a Aleijadinho com as silhuetas iluminadas dos 12 profetas do adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, instalações sonoras, alameda principal da Praça da Liberdade com “céu” de lâmpadas de LED, além de iluminações cênicas e projeções a laser, darão o tom do Natal da Mineiridade na Praça da Liberdade.
Circuito Liberdade- A iluminação natalina se estenderá além da Praça da Liberdade, alcançando o Palácio da Liberdade, as fachadas dos prédios da Universidade do Estado de Minas Gerais, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), do Palácio das Artes, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e do Rainha da Sucata.
No Palácio da Liberdade, uma árvore de Natal será instalada em uma das laterais da construção, além de um painel de tecido retratando, em proporção humana, a cena do nascimento do menino Jesus em estilo bizantino. O local estará aberto ao público para diversas atividades e shows.
Festa de encerramento- Em 6 de janeiro de 2024, Dia de Reis, às 18h, acontecerá o “Encontro de Folias de Reis de Minas Gerais” em frente ao prédio do Iepha, no entorno da Praça da Liberdade. O cortejo sai da Alameda Travessia e termina no Palácio da Liberdade. O encerramento do Natal da Mineiridade 2023 será uma grande celebração da cultura e da religiosidade mineira, traduzidas em sons, cores e danças.
FEBTUR reúne em Gramado
Representantes da Febtur -Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, que congrega jornalistas de vários estados marcaram presença na edição 2023 da Festuris, em Gramado realizado de 9 a 12 de novembro, que integra o circuito das maiores feiras de turismo do país.
A reunião realizada no Hotel Fiorenze, de propriedade do presidente da Câmara de Vereadores, Celso Fiorezi.
O encontro foi realizado dia 10 de novembro, foi organizado pelo presidente da Febtur Nacional, Gorgônio Loureiro, reuniu o vice-prefeito e secretário de Turismo de Gramado, Luia Barbacovi, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto di Lucena e o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio.
Entre os jornalistas, participaram, Arnaldo Moreira (RJ), Sérgio Moreira (MG), Litz Madruga (RN), Wander Levy (RS), Virgílio de Carvalho (SP), Lea Zaqueu MA), Roberto Maia (SP), Ana Melo (SP).
O encontro foi um momento para o elo entre as entidades junto a FEBTUR para o fortalecimento do turismo pelo país.
Estão previstas um agenda de reuniões entre as seccionais estaduais da FEBTUR com entidades do turismo do país para o elo entre a FEBTUR para projetos do trade turístico , além do Congresso Nacional em Natal em 2024.
Cidade do Natal nas Mangabeiras
A partir de 1º de dezembro, o Parque do Palácio Mangabeiras se transforma na Cidade de Natal, com a promessa de ser o maior evento temático natalino de Minas Gerais. Durante 23 dias o espaço será cenário de atrações de peso, como Orquestra de Câmara Inhotim, Armatrux e o Circo dos Sonhos do Marcos Frota.
Foto: Guilherme Breder/BS Fotografias
O público vai ter a opção de desfrutar de cafés da manhã especiais com o Papai Noel. O café da manhã com o Papai Noel, uma novidade deste ano, ocorrerá aos domingos, com ingressos a partir de R$ 100. O evento inclui comidas natalinas, a presença do Papai Noel e intervenções musicais exclusivas.
A programação da Cidade de Natal é variada e inclui diversos tipos de entretenimento, como teatro de bonecos, shows de palhaços, espetáculos de mágica e o Circo dos Sonhos de Marcos Frota. O evento se encerra no dia 23 de dezembro.Com o tema a Fantástica Fábrica de Brinquedos do Papai Noel, o evento aposta em mais recursos tecnológicos e interativos. Na abertura, o céu de BH ficará iluminado graças a um show de drones, seguido por um concerto de Natal executado pela Orquestra de Câmara de Inhotim marcando a chegada oficial do bom velhinho – além de uma Cantata de Natal. No sábado (2/12), a grande atração é o grupo de Teatro Armatrux, com Cantata e Mágico fechando a noite.
A temporada 2023 tem como atrações também opções gastronômicas, atividades lúdicas e artísticas para o público infantil, oficinas, gincanas, contação de histórias e shows de mágica. A meninada também deve se encantar com a Casa do Papai Noel e o Correio Natalino, para garantir aqueles pedidos especiais de presente. Ingressos a partir de R$ 30,00 e cafés da manhã com o Papai Noel a partir de R$ 100 via Sympla. Horários e programação variam conforme o dia (detalhes em https://www.sympla.com.br/produtor/nacidade).
Festuris doa 2.100 livros
No dia 17 de novembro, O Festuris, o grande evento de negócios turísticos das Américas, entregou à Secretaria de Estado da Cultura 2100 mil livros arrecadados durante a edição de 2023. A gerente de operações do Festuris, Vânia Oliveira, representou o Festuris na entrega dos livros.
A entrega das doações ocorreu no estande da AFEET, e contou com o apoio da ABRAJET, durante a 35ª Feira Internacional de Turismo de Gramado. O objetivo da ação é ajudar na reconstrução das bibliotecas gaúchas atingidas pelas enchentes. Exemplares de todos os gêneros literários foram aceitos, com exceção dos de natureza didática. “Os livros são instrumentos muito potentes para o desenvolvimento humano. Para as redes escolares, e em especial para o público infantojuvenil, são companheiros imprescindíveis que alargam os horizontes nos processos de aprendizagem”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.
Da esquerda para direita: Eliana Kobayaschi – Afeet, Rosane Avila – Vice Presidente Afeet Brasil, Neneca Campos – Afeet, Eva Engelman – Afeet, Vera Pinho Santos – Afeet, Vania Oliveira – Representante do Festuris e Presidente da Afeet Brasil e Jurema Josefa – Representante Abrajet RS
Para Vânia Oliveira, presidente da AFEET, a parceria com o Festuris para a arrecadação de livros é parte do compromisso da entidade de fomentar a cultura no país. Já Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris, disse que o evento não poderia ficar de fora de uma iniciativa como esta da Sedac-RS, pois a ação reforça o tema principal da edição deste ano do Festuris, que é Capital Humano – A Chave da Transformação.
Durante a Feira do Livro de Gramado, realizada recentemente, foram arrecadados livros pela Secretaria Municipal da Cultura e Biblioteca Municipal Cyro Martins. Foram 258 obras entregues no estande da AFEET, no Festuris. “A gente acredita na literatura como um fator transformador. Transforma olhares, cria pessoas mais passíveis de escolhas”, ressalta Ricardo Reginatto, secretário municipal da Cultura de Gramado. Ele considera a ação muito válida e importante para as comunidades atingidas pelos temporais.
Corte Real Momesca
O Carnaval da capital mineira já está sendo organizado pela Belotur. Quem quiser ser Rei, Rainha e Princesas do Carnaval já pode fazer a inscrição para o concurso. Os interessados em fazer parte têm até o dia 29 de novembro para realizarem as inscrições. A eleição, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, definirá os novos Rei Momo, Rainha e Princesa do carnaval.
A Corte Real Momesca de Belo Horizonte é eleita desde 1980. Os ganhadores se tornam os legítimos representantes da folia belo-horizontina, participando de eventos, agendas oficiais, ações sociais e entrevistas. Eles recebem faixas de reconhecimento, figurinos oficiais e uma premiação no valor líquido de R$15.900,00 para Rei Momo e Rainha, e de R$12.720,00 para Princesa.
Para se candidatar a uma vaga na Corte, os interessados devem cumprir alguns requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado; ser residente e domiciliado em Belo Horizonte; ter idade mínima de 18 anos completos na data da inscrição; ter concluído o ensino fundamental; não ser vinculado(a) a nenhum órgão da Prefeitura de Belo Horizonte; não ter sido Rei Momo, Rainha ou Princesa do Carnaval de Belo Horizonte na última edição; ser do gênero masculino (para Rei Momo) e do gênero feminino (para Rainha e Princesa) e ter disponibilidade de horários para cumprir agenda de compromissos a ser estabelecida pela Belotur em momento oportuno. Os documentos exigidos estão descritos nos editais. As inscrições gratuitas devem ser realizadas na Diretoria de Eventos da Belotur, na Rua Espírito Santo, 527, Centro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h. Os editais estão disponíveis no portal da prefeitura.
A edição do próximo ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 27 de janeiro a 18 de fevereiro. O evento é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural.
A eleição da Corte ocorre em três etapas, sendo a primeira as inscrições. A segunda etapa é uma pré-seleção, que acontece no dia 5 de dezembro no Centro de Referência da Juventude (CRJ). O horário ainda será divulgado. A seleção final está prevista para a segunda quinzena de dezembro. O dia, horário e local ainda serão divulgados. Nas etapas de pré-seleção e seleção final os candidatos desfilam – com trajes definidos também no edital – e são julgados por uma comissão formada por jurados indicados pela Belotur. Serão avaliados quesitos como comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade.
Nascente Azul vira cenário de emocionante prova de trail running
No último dia 12, a cidade de Bonito recebeu atletas de todo o país para uma corrida em meio à natureza exuberante da Nascente Azul. A Bonito Trail – Etapa Nascente Azul fechou com chave de ouro o circuito de corridas off road realizadas ao longo de 2023 nos melhores destinos do Mato Grosso do Sul, em uma organização da empresa G2 Esportes, especialista na modalidade.
Aproximadamente 600 atletas enfrentaram o calor de mais de 40°C, trilhas em meio à mata nativa, solos irregulares e outros tantos desafios para completar as provas de 7 km, 14 km e 21 km. Uma das recompensas, no entanto, foi o visual do próprio percurso, que atravessou os cenários mais deslumbrantes do complexo da Nascente Azul, como a cachoeira de tufas calcárias, as vistas panorâmicas para a Serra da Bodoquena e a própria nascente que dá nome ao atrativo.
Foi a primeira vez que este tipo de prova aconteceu dentro da Nascente Azul, e as avaliações dos participantes não poderiam ser melhores. A equipe do atrativo presenciou alguns momentos de pura superação, como atletas que completaram a percurso mesmo com fortes câimbras e dores nas pernas. Ao fim da prova, os participantes curtiram o dia no Balneário Nascente Azul, que conta com lago de águas cristalinas vindas direto da nascente e repleto de peixes, circuito de aventura suspenso, praia de água doce com quiosques, piscina ecológica e muito mais.
Atrativo mais visitado de Bonito, o complexo de ecoturismo da Nascente Azul tem a principal flutuação de Bonito, que acontece nas águas calmas, cristalinas e em um lindo tom de azul turquesa do rio homônimo, em meio a um rico e colorido jardim subaquático e diversas espécies de peixes. A Nascente Azul oferece ainda tirolesa, pêndulo humano, trilhas contemplativas e o Museu Subaquático de Bonito, único do mundo em um ambiente de água doce e a primeira atração do tipo no Brasil, que pode ser explorado em um mergulho com cilindro. Nascente Azul-Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS.
Mais informações em: nascenteazul.com.br.
Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63
Informações para a coluna enviar para [email protected]