Viagens de ônibus aumentam

Pegar a estrada rumo a um destino no país é a opção de muitos na hora de planejar uma viagem. Em um movimento de interiorização do turismo, o uso de carro próprio e ônibus se tornou um meio para 74% dos brasileiros que farão viagens de lazer até março deste ano. A estimativa reforça a atual tendência dos viajantes em procurarem cidades menores para descansar e curtir as férias.

Acesse AQUI a apresentação.

De acordo com os dados da pesquisa do MTur “Tendências de Turismo”, que entrevistou 2.029 pessoas em uma amostra representativa da todas as Unidades da Federação, 64% das pessoas preferem destinos menos movimentados na hora de escolher seu roteiro. Belezas naturais, aliadas a bons preços também estão entre os principais fatores que os brasileiros consideram quando vão viajar.

A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Ainda segundo o levantamento, ônibus de linha convencionais são os preferidos por quem escolhe pelo modal. De acordo com a pesquisa, 29% dos viajantes irão utilizar ônibus como meio de transporte e 66% das viagens de ônibus serão feitas em linhas convencionais.

Para se ter uma ideia, a expectativa da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) é de que, apenas para o período pré-carnaval, o setor rodoviário aumente em mais de 50% as ofertas de horários nos primeiros 20 dias de fevereiro.

Hoje o setor interestadual atende mais 4.300 linhas com destinos interioranos – abarcando quase todo o Brasil – e realiza cerca de 137 mil viagens onde o destino final é o interior do Brasil. Isto representa 89% de todas as viagens realizadas.

MODERNIZAÇÃO – A indústria de viagens de ônibus tem se adaptado aos passageiros que estão mais exigentes e buscam conforto e segurança quando decidem pegar a estrada. O setor tem investido em frotas mais modernas, equipadas com ônibus leito, serviços de bordo e acesso Wi-Fi, oferecendo uma experiência mais completa aos turistas.

METODOLOGIA – O levantamento “Tendências de Turismo” foi realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI). As entrevistas foram realizadas entre 07 e 11 de dezembro de 2023.​

Acesse AQUI a pesquisa completa.

Ao todo, foram 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento traz recortes com quotas de sexo, idade, região, escolaridade e renda.​

CONHEÇA O BRASIL – O Ministério do Turismo conta com as iniciativas “Conheça o Brasil Voando; Conheça o Brasil Realiza e Conheça o Brasil Cívico”, criadas com o intuito de estimular as viagens domésticas no país, por meio de ações como a ampliação da oferta de novos voos, oferta de linha de crédito específica para compra de produtos de viagem e também estímulo às viagens para a Capital Federal, em um movimento de valorização dos símbolos nacionais e da nossa democracia.

Arábia Saudita terá voo direto pra Brasil

Apartir deste ano, os sauditas que quiserem conhecer as belezas brasileiras poderão contar com um voo direto ligando os dois países. A boa notícia foi dada pelo vice-ministro da Arábia Saudita, Sultão M. Al Musallam ao ministro do Turismo, Celso Sabino, no dia 25 de janeiro, durante reunião na FITUR, em Madri.

De acordo com o vice-ministro, no mês de março representantes dos dois países deverão se reunir para definir quais destinos receberão os voos. “Fico feliz em anunciar que os brasileiros terão voos diretos para a nossa linda Arábia Saudita e os sauditas terão voos diretos para seu lindo Brasil. E nossos povos poderão se conectar e se conhecer mais, então em março definiremos que cidades estarão diretamente ligadas”, afirmou o Sultão.

“Essa é mais uma importante conquista para o governo brasileiro, resultado de conversas que tivemos no ano passado e que agora se transformam em voos efetivos ligando diretamente essas duas nações já a partir deste ano, o que trará um importante incremento para o turismo brasileiro”, afirmou o ministro Celso Sabino.

O ministro Celso Sabino, participou também de reuniões com a empresa aérea Air Europa, com o intuito de estabelecer novos voos entre a Espanha e o Brasil. Durante a agenda, houve ainda um encontro de Sabino com representantes da maior operadora de turismo da Itália, a Alpitour, com o objetivo de avançar nas negociações para o estabelecimento de um voo direto entre a Itália e o Brasil, por meio da empresa aérea Neos.

Carnaval da Liberdade e Carnaval da Tranquilidade nas cidades históricas

Foram lançados dia 25 de janeiro, no Palácio da Liberdade, o Carnaval da Liberdade e o Carnaval da Tranquilidade nas cidades históricas. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG). O objetivo é promover a diversidade do carnaval mineiro e, em especial, nos municípios que se destacam por reunir blocos caricatos, escolas de samba, bandas, além de oferecer atividades para toda a família e passeios em sítios históricos, cachoeiras, trilhas e lagos.

Durante o evento, houve a apresentação do bloco Catas Reggae, de Catas Alta, e do Zé Pereira dos Lacaios, reconhecida como a agremiação mais antiga do Brasil, sendo fundada em 1867.

O lançamento se soma às ações de promoção do Carnaval 2024, como a divulgação do Carnaval da Liberdade e da Tranquilidade no portal Minas Gerais e em campanha nacional, abrangendo oito capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador. “Nessa campanha, nós colocamos uma frase muito interessante: ‘em Minas Gerais, o carnaval é na rua e as nossas ruas são históricas’”, frisou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, que, ressaltou, também a importância do fomento ao carnaval de forma descentralizada em Minas Gerais.
“Neste ano nós estamos fazendo um reequilíbrio das contas com os municípios do interior, seja no aporte de recursos, seja na promoção do Carnaval e de modo especial das cidades históricas”, completou Oliveira.

Fotos: Leo Bicalho

Em 2024, cerca de 450 municípios mineiros vão oferecer programação de Carnaval com opções tanto para o público que gosta da folia (Carnaval da Liberdade) quanto aquele que procura sossego no feriado (Carnaval da Tranquilidade). O prefeito de Ouro Preto e presidente da ACHMG, Angelo Oswaldo, destacou que o Carnaval das cidades históricas é inclusivo e vibrante. “Todo mundo pensa que cidades históricas só tem Semana Santa, mas, na verdade, nós temos um belíssimo Carnaval, um Carnaval tradicional, das cidades mineiras, do interior, da família, da casa da avó, das brincadeiras de rua, da improvisação dos blocos, aquele carnaval gostoso, descontraído”, detalhou Oswaldo.

São 32 municípios que integram a ACHMG, dentre eles Ouro Preto, Diamantina, Sabará, Tiradentes, Caeté, Congonhas, Itabira, Mariana, São João del-Rei, Santa Luzia, Brumadinho, Januária, Catas Altas e Conceição do Mato Dentro. Cada cidade terá uma programação própria que será atualizada no portal Minas Gerais.

Dentre esses municípios, três deles abrigam Patrimônios Culturais da Humanidade reconhecidos pela Unesco. São eles, Ouro Preto, Diamantina e Congonhas, onde está o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, concebido pelos artistas Aleijadinho e Manoel da Costa Athaíde e uma das obras-primas do barroco mundial.

Ouro Preto, que possui um dos carnavais mais tradicionais do interior, tem a expectativa de atrair cerca de 25 mil pessoas, e terá desfiles de aproximadamente 50 blocos carnavalescos, como o Vermelho e Branco, a Bandalheira e o Zé Pereira dos Lacaios. Além disso, shows e escolas de samba da cidade movimentam a festa na cidade.

Em Diamantina, a 290 km de Belo Horizonte, a programação vai abranger tanto o público do Carnaval da Liberdade quanto do Carnaval da Tranquilidade. “Nós temos inovado no Carnaval, fizemos um resgate histórico dos blocos, e teremos apresentação de mais de 50 blocos este ano. Teremos também uma apresentação numa arena com shows para que a juventude possa se confraternizar, mas temos uma prioridade de atender a família com essa tranquilidade para que as pessoas possam ir se divertir, os pais com os filhos, os avós com os netos, de uma forma bem tranquila”, comentou o vice-prefeito de Diamantina, Alexandre Magno.

Santa Bárbara também prepara uma festa com bandas de diversos estilos, do samba ao pagode. Itabira, terra natal de Carlos Drummond de Andrade, terá como tema o clássico de Gal Costa “Balancê”, realizando um tributo à cantora e receberá apresentações de blocos de Belo Horizonte, como o Então Brilha e o Me beija que sou pagodeiro, entre outras atrações. Em Itapecerica, no Centro Oeste mineiro, o tradicional Carnaval Itabeleza será agitado pelos tradicionais blocos da cidade: Mal Dormidos, Suvaco de Cobra, Balaco Baku e Só a Nata, que irão fazer seus desfiles e arrastar os foliões pelas ruas do centro histórico.

Secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira no lançamento dos carnavais

Já Caeté vai realizar o seu Carnavrau! como uma das comemorações oficiais que celebra os 310 anos do município, com shows e desfiles no centro histórico. Sabará oferecerá ao folião um Carnaval descentralizado, tendo pontos em bairros e distritos, como no bairro Nações Unidas e em Ravena. A exposição “A experiência do Carnaval de Sabará”, no Solar do Padre Correia, vai apresentar ao visitante um pouco da história da antiga Vila de Sabarabuçu.

Em Tiradentes haverá o desfile de cerca de 24 blocos que contagiam o público em seu cortejo pelo centro histórico. São João del-Rei, além dos tradicionais blocos e escolas de samba, também se destaca pelo patrimônio histórico e a diversidade natural no entorno da região.

Confira  a relação completa de municípios que integram a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais: Brumadinho, Baependi, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Conceição do Mato Dentro, Caeté, Catas Altas, Cataguases, Congonhas, Campanha, Diamantina, Diogo de Vasconcelos, Itabira, Itabirito, Itapecerica, Januária, Lagoa Santa, Mariana, Nova Era, Nova Lima, Ouro Preto, Ouro Branco, Paracatu, Pitangui, Prados, Santa Bárbara, Serro, São João del-Rei, São Thomé das Letras, Sabará, Santa Luzia e Tiradentes.

ABIH disponibiliza hotéis para apoio a segurança pública

O carnaval em Belo Horizonte começou dia 27 de janeiro com os desfiles dos blocos carnavalescos em vários bairros da capital mineira. A festa momesca vai até o dia 18 de fevereiro, com a previsão de 550 blocos em todas as regiões da cidade, com cerca de 6 milhões de pessoas participando do carnaval durante este período.

Com o propósito de de mais segurança à população com o apoio das polícias, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-ABIH MG realizou uma parceria com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal de BH disponibilizando os hotéis para que os policiais possam utilizar as unidades hoteleiros para apoio com o uso de banheiros, oferecendo café e água, além de terem um local apoio para outros trabalhos durante o carnaval.

Segundo o presidente da ABIH MG, Pablo Ramos, a rede hoteleira tem empreendimentos em todas regiões da capital mineira por onde os blocos carnavalescos passarão,  será uma ação importante de apoio a segurança pública e aos foliões.

Guilherme Paulus recebe prêmio na Espanha

Guilherme Paulus é o ganhador do prêmio Excelências 2024 – categoria Silvia Zorzanello in memoriam. A distinção foi entregue na última quarta-feira, 24, durante a realização da Fitur – Feira Internacional de Turismo de Madri, na Espanha, um dos eventos turísticos mais importantes do calendário do setor.

O Grupo Excelências é quem promove esse prêmio, que já acontece desde 2005 com cerimônia de entrega na feira internacional. A categoria que leva o nome da co-fundadora do Festuris Gramado premia destinos ou personalidades que contribuem com o processo do Turismo brasileiro. A condecoração em homenagem a Silvia existe há 14 edições. Já foram destaque Rio Grande do Norte, São Paulo, Ceará, Santa Catarina, entre outros.

Fotos: Eduardo Zorzanello

A entrega do prêmio ao empresário Guilherme Paulus foi feita  pelas mãos do filho de Silvia Zorzanello e CEO do Festuris, Eduardo, junto com o presidente do Grupo Excelências, José Santiago. “Guilherme dispensa comentários por tudo que tem feito pelo turismo do nosso país. A homenagem foi mais que merecida. Parabéns, meu amigo!”, comenta Eduardo sobre a premiação.

Guilherme é sócio-fundador da CVC, conhecida como a maior operadora de viagens da América Latina. Em 2023, se reaproximou à maior rede de varejo de turismo do Brasil, ao realizar aporte na empresa, por meio da GJP Fundo de Investimento em Ações (GJP FIA). ” É uma emoção enorme ter recebido essa bela homenagem em memorial à uma grande amiga, Silvia. Esse prêmio, representa toda a minha admiração e respeito por ela. Obrigada a todos “, comentou o empresário.

Cervejaria Krug Bier visitação a fábrica

Quer conhecer como funciona uma fábrica de cerveja? Experimentar estilos produzidos, saber curiosidades da produção cervejeira e conversar sobre esse delicioso assunto com um sommelier? Essa é a Experiência Krug Bier, que apresenta as datas para visitação do primeiro semestre de 2024. Quem quiser conhecer de perto como a cerveja é produzida em um passeio guiado super interativo já pode adquirir seu passaporte. Há vagas disponíveis para o público no próximo sábado, dia 3 de fevereiro, primeira visitação da temporada 2024, de 10 até as 11h. Em março, será no dia 9 de março. Tem ainda dia 6 de abril, 11 de maio e 1º de junho.

A Primeira cervejaria artesanal de Minas promove todos os meses visitas guiadas. O Tour na Fábrica é ministrado por Fabiana Bontempo, cervejeira, mestre em  estilos e embaixadora da Krug Bier. Ela é a responsável por receber os visitantes e apresentar de perto as matérias primas usadas na produção das cervejas, as instalações da fábrica e também o processo produtivo.

A visita tem a duração média de uma hora e ao final, o participante ainda poderá fazer compras na loja da fábrica, que tem uma variedade de produtos exclusivos além de cervejas e chopes fresquinhos. Quem adquirir o ingresso ganha o Kit Experiência Krug Bier, com uma sacola, uma taça exclusiva, uma carta de cervejas e um cartão magnético com 15 reais de crédito para degustação na fábrica. A visita é destinada a maiores de 18 anos. A recomendação para a visita na fábrica é que os participantes estejam com calça e sapatos fechados, além de camiseta de manga curta ou comprida. Não será permitida a entrada caso o participante estiver de saias, vestidos, shorts, bermudas, sandálias ou chinelos.

Segundo Fabiana Bontempo, “Estamos criando uma verdadeira imersão cultural cervejeira aos sábados de visitação à fábrica aqui na Krug. Já vamos para mais uma edição com muitos feedbacks positivos em relação à experiência do cliente na fábrica. A intenção é estreitar os laços com os apreciadores de nossas cervejas, trazer muita informação em forma de um bate papo leve e descontraído, que certamente ficará na memória de todos os que vierem nos visitar”, explica.

Local Krug Biergarten Avenida Montreal, 280, Jardim Canadá – Nova Lima, MG

https://krug.com.br/visite-a-fabrica/  ingressos no link: https://app.codemyparty.com.br/evento/95533f3f-0653-472e-836f-e602652fdcae

Coluna Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63

Informações para a coluna enviar para [email protected]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *