Informações de Contato

Belo Horizonte - MG

Atendimento

Casa dos Contos, a primeira casa da moeda

Para comemorar os 311 anos de Ouro Preto no dia 16 de julho, foi reaberto o Museu Casa dos Contos, um dos marcos da história da economia do Brasil no século 18.


A Casa dos Contos em Ouro Preto

Ouro Preto está a 90 Km de Belo Horizonte, A reabertura do museu restitui o valor de uso do imóvel à comunidade e à população, conferindo a possibilidade de o visitante significar e ressignificar o espaço e o acervo público histórico.

Construído entre os anos de 1782 e 1784 para ser a residência e “Casa dos Contratados” de João Rodrigues de Macedo, cobrador dos impostos da Capitania de Minas Gerais, o casarão fica localizado no Centro Histórico da cidade e se destaca por sua imponência e beleza.


Em 1820 e 1821, a construção ganhou prolongamento do lado direito da edificação e foi acrescido o piso superior da ala do córrego, onde passou a funcionar a Casa de Fundição, até então alojada nas dependências do Palácio dos Governadores, na Praça Tiradentes.

O casarão, com projeto de edificação atribuído ao mestre Antônio de Souza Calheiros, foi um local importante durante a Inconfidência Mineira, pois recebeu tropas do vice-rei, em 1789 e serviu como cárcere para os inconfidentes, dentre eles Álvares Maciel, Luiz Vieira da Silva, Padre Rolim e Cláudio Manuel da Costa, sendo este último encontrado morto em sua cela.

A partir de 1792, o prédio também foi sede da Administração Pública da Capitania de Minas Gerais, tendo saído daí o nome ‘Casa dos Contos’.

Durante o século XX, o local funcionou também como sede de diferentes órgãos públicos. No ano de 1973, a Casa dos Contos foi completamente restaurada e retornou ao Ministério da Fazenda.
Atualmente, a Casa dos Contos abriga o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco, salas de exposições, além do acesso central ao Parque Horto dos Contos.

No local, é possível encontrar a valiosa “Biblioteca Luiz Camilo de Oliveira Netto”, composta por mais de 2 mil exemplares raros, exposições documentais numismáticas da Casa da Moeda do Brasil e do Banco Central do Brasil entre diversas outras mostras culturais que, junto ao mobiliário do século XVIII e à singular arquitetura, compõem um rico acervo.

Um acervo de obras contemporâneas também pode ser encontrado. E quem quiser uma linda vista do Centro Histórico de Ouro Preto poderá se deliciar com a bela vista do mirante instalado.

A Casa dos Contos estará aberta para visitação de terça a sábado, de 10h às 16h, e no domingo, de 10h às 14h.

Para visitas em grupos com mais de 20 pessoas, é preciso agendar previamente pelo email [email protected] A entrada é gratuita.

Arraial de BH

Grupos folclóricos encantam o público com as danças e animação nas apresentações das quadrilhas

Após dois anos de restrições mais intensas impostas pela pandemia de COVID-19, a festa retorna de forma presencial entre os dias 29 a 31 de julho, 6 e 7 e 13 e 14 de agosto.

O tradicional Arraial de Belo Horizonte está totalmente de volta em 2022. Após dois anos de restrições impostas pela pandemia de COVID-19, a festa presencial ocorrerá na Praça da Estação, no Centro da capital, nos dias 29, 30 e 31 de julho e 6, 7, 13 e 14 de agosto. A entrada é gratuita.

Por causa dos casos de coronavírus, a festividade foi cancelada em 2020 e retornou no formato on-line em 2021. Agora, a previsão é que o evento, que já registrou público de 100 mil pessoas em edições anteriores, seja o maior dos últimos tempos. São esperadas mais de 70 quadrilhas e 140 mil pessoas.

O arraial marca o retorno dos grandes eventos de Belo Horizonte. A festa é uma das cinco grandes do país, considerada a maior e melhor festa junina do Sul-Sudeste.

Nos três fins de semana, o Arraial contará com shows de grupos locais e nacionais, como a dupla sertaneja Rionegro & Solimões, já confirmada para o domingo, dia 7/8.

No terceiro fim de semana terá o concurso nacional de quadrilhas. No primeiro serão com os grupos municipais de acesso e no próximo, realiza o grupo especial e o concurso estadual.

Segundo a Prefeitura de BH, somado ao valor de patrocínios e parceiros externos, o investimento no evento será de R$ 3,2 milhões. O dinheiro deve ser recuperado em tributos e atividades econômicas.

Afeet Brasil

A Afeet Brasil – Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo receberá homenagem da Câmara de Vereadores de Porto Alegre no próximo dia 23 de julho, no Restaurante Med Gastro Giardino.A associação é composta por mulheres empresárias e executivas da indústria do turismo desde 1983. Segundo a presidente, Vânia Oliveira, o objetivo da associação é promover o intercâmbio cultural, capacitações e networking entre as associações que formam sua Federação Internacional Ibero-americana – Fiaseet. “Além disso, o grupo tem seu olhar voltado para a comunidade promovendo diversas iniciativas sociais, buscando um turismo responsável e seguro”, destaca Vânia. A proposição da homenagem de Honra ao Mérito foi iniciativa do vereador Kaká D’Avila e aprovada pela Câmara de Vereadores. “Para nós é muito importante esse reconhecimento das ações realizadas pela associação, validando o nosso propósito e dando visibilidade ao projeto”, finaliza Vânia.

Integrantes da associação se reuniram no Festuris em 2021

A Afeet Brasil também atua em campanhas de combate à exploração comercial sexual de crianças e adolescentes no turismo, de empoderamento feminino para a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres buscando favorecer o acesso das mulheres a cargos de decisão em âmbitos empresariais, políticos, meios de comunicação, culturais e sociais e procura seguir o conjunto de objetivos globais para erradicar a pobreza, proteger o planeta e assegurar a prosperidade como parte da agenda 2030.

Turismo em alta nas férias escolares

Crianças em férias escolares é sinônimo de viagem com a família. Neste sentido, o mês de julho traz alta expectativa de movimentação para o setor hoteleiro, especialmente nesse cenário pós pandemia, já que em 2021 as pessoas não puderam tirar férias neste período.

O Brasil encanta os turistas pela diversidade das atrações turísticas

Segundo sondagem feita pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), 55% dos hotéis no país preveem aumento no movimento para as férias de julho. E 38% esperam aumento no faturamento entre 16 e 25%, e outros 25% dos entrevistados contam com resultado acima de 25%, em relação ao ano anterior.Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, acredita que os brasileiros estão ávidos por viajar e que vão aproveitar a oportunidade para o lazer em família. “O setor hoteleiro está preparado e ansioso para a retomada da temporada de férias. Com opções variadas de hospedagem e lazer para todos os públicos, a expectativa é alta para a hotelaria”, comenta.

Coluna Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63

Informações para a coluna [email protected]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.