Com a recente aceitação de Macaé Evaristo (PT) ao convite do presidente Lula (PT) para assumir o cargo de ministra dos Direitos Humanos, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebe novamente o Dr. Hely Tarqüínio (PV), que retorna para seu oitavo mandato. Dr. Hely, que tem uma longa trajetória na política mineira, torna-se o deputado com o maior número de mandatos na história do estado.

Dr. Hely, eleito pela primeira vez em 1991, é médico-cirurgião de formação e tem representado Patos de Minas, apesar de ser natural de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Depois de servir na Assembleia de 1991 a 2003 e retornar em 2007, ele continuou sua carreira política até 2022. Nas últimas eleições, ele foi o primeiro suplente da coligação PT-PV-PCdoB, recebendo mais de 36 mil votos. Aos 84 anos, ele será o deputado mais velho na atual legislatura.

Macaé Evaristo, por sua vez, assumirá o ministério anteriormente chefiado por Silvio Almeida, que foi demitido após acusações de assédio sexual. O presidente Lula expressou seu interesse em nomear uma mulher negra para a posição.

Esta mudança na Assembleia resulta na perda de uma cadeira pelo PT, que agora tem 11 representantes, enquanto o PV passa a contar com cinco. No cenário ministerial, contudo, o partido de Evaristo se fortalece, assumindo a liderança de 13 dos 39 ministérios.

Macaé Evaristo tem uma carreira política destacada, iniciando como secretária municipal de Educação em 2005, e posteriormente atuando em cargos federais e estaduais na área de educação. Em 2020, foi eleita vereadora de Belo Horizonte e, em 2022, deputada estadual. Ela também é prima da renomada escritora Conceição Evaristo.

 


Avatar

administrator