Com 853 cidades de Minas Gerais em alerta de frio intenso, com temperatura mínima de 5°C, o Serviço Social Autônomo (Servas) lançou nesta segunda (23) a 8ª edição da campanha #CalorHumano. A ação tem o objetivo de arrecadar agasalhos, cobertores e acessórios de inverno para ajudar as pessoas que estão em vulnerabilidade social, como os moradores em situação de rua.

Os produtos arrecadados serão doados a entidades socioassistenciais que acolhem e atendem esse público em todo o Estado. Ao todo, serão disponibilizados mais de 25 pontos de coleta para facilitar as doações por empresas ou pessoas que queiram contribuir para minimizar os impactos da frente fria no Estado.

Conforme o Servas, este ano a organização pretende ampliar o número de doações recebidas, que chegaram a atingir 30 mil itens no ano passado. A campanha terá duração de aproximadamente três meses.

Outras ações 

Na última semana, a Defesa Civil Estadual iniciou a distribuição de 400 kits para a população em situação de rua que se encontra nos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os kits contêm cobertores, agasalhos, toucas e objetos para higiene pessoal, como escova de dentes, creme dental e papel higiênico.

Também em parceria com a Defesa Civil, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) orientou os municípios, por meio de live, sobre a atuação socioassistencial para atendimento e acolhimento à população em decorrência das bruscas quedas de temperatura em todo o Estado.