O Cruzeiro manteve a base da temporada 2023 e a maior parte dos contratados para a atual temporada. Dos 26 atletas adquiridos, seja de forma definitiva ou provisória, 16 continuam no clube, pelo menos até o meio do ano. Dez saíram até o momento. O clube segue atrás de mais reforços para a temporada.

Com seis anúncios realizados para 2024, o Cruzeiro ainda segue de olho no mercado. Um zagueiro, dois meio-campistas (um defensivo e um ofensivo) e um atacante de ponta, pelo menos, são peças que o clube está em busca para o começo e/ou decorrer da temporada.

Do grupo de contratados de 2024 que permanece, boa parte tem contrato até o fim do ano, pelo menos. As situações que preocupam são do zagueiro João Marcelo e do meia Matheus Pereira. Os dois estão emprestados até o meio do ano e com cláusula fixada de compra.

Os com contrato mais longos são: o goleiro Anderson (fim de 2024); os laterais William (contrato renovado até 2026), Marlon (fim de 2024) e Palacios (fim de 2025); os volantes Fernando Henrique (fim de 2025), Lucas Silva e Ramiro (ambos até o fim de 2024) e Mateus Vital (fim de 2025).

Tem também os atacantes Arthur Gomes, Rafael Papagaio e Wesley (os três até o fim de 2026), Matheus Davó (fim de 2025). O caso de Rafael Bilu também chama atenção. Tem vínculo até abril de 2024, mas esse prazo deverá ser estendido pela lesão no tendão de Aquiles, no começo do Brasileiro.

Ainda tem o caso de Matheus Davó. O jogador estava emprestado ao Pafos FC, do Chipre, mas retornou para se recuperar de lesão. Quando recuperado, deverá ser novamente negociado, num primeiro momento.

Destino dos que saíram

Outros 10 contratados de 2023 saíram no meio da temporada ou na virada de ano. O lateral Igor Formiga foi vendido ao Portimonense, de Portugal. Segue por lá.

O zagueiro Luciano Castán não teve contrato renovado e foi para o Sport. Já Reynaldo saiu na janela de meio de ano e foi negociado com o Coritiba.

O volante Matheus Jussa retornou de empréstimo para o Fortaleza, mas deverá sair novamente para o futebol chinês. O meia Nikão, emprestado pelo São Paulo, voltou ao time paulista. O volante Richard foi afastado pelo clube e foi para o futebol turco. Wallisson foi vendido pela Raposa ao Moreirense, de Portugal, mas voltou para o Brasil para atuar pelo Athletic, de São João del Rei.

Dos atacantes, Gilberto rescindiu contrato com o Cruzeiro e está livre no mercado. Henrique Dourado saiu no meio do ano, foi para a Chapecoense, mas agora está na Portuguesa-SP. Paulo Vitor, por sua vez, foi emprestado ao Novorizontino.

GE


Avatar