Alvo de hackers no fim de semana, as plataformas de venda online Americanas e Submarino continuam fora do ar. Resultado: as ações da companhia registram a maior queda da Bolsa nesta 2ª feira (21).

As ações das Americanas caem mais de 4% na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) na manhã desta 2ª feira (21). Eram negociadas por R$ 32,20 às 12h, com queda de 4,5%.

Em comunicado ao mercado, o grupo Americanas S.A –controlador das Americanas e do Submarino– informou no domingo (20) que suspendeu parte dos servidores do ambiente de e-commerce porque “identificou acesso não autorizado”.

Além disso, a companhia disse que trabalha para avaliar a “extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível”. No sábado (19.fev.2022), as plataformas de venda já haviam apresentado instabilidade por causa do “risco de acesso não autorizado”.

O grupo de hackers LAPSUS$ assumiu a autoria da invasão aos sites da Americanas em seu canal no Telegram, dizendo que hackeou o ambiente de pagamentos da plataforma de vendas online. É o mesmo grupo que disse ter invadido os sistemas do Ministério da Saúde em dezembro de 2021.

Procurado nesta 2ª feira (21), o grupo Americanas S.A disse que não há novidades em relação ao comunicado publicado no domingo (20). Atualizações sobre o problema devem ser comunicadas ao mercado.

Fonte: Poder 360