Marcas internacionais estão revelando os danos aos seus resultados financeiros da política “Covid-zero” da China , onde dezenas de milhões de pessoas permanecem em confinamento e quase todos os grandes negócios foram interrompidos.

Nas últimas semanas, dezenas de cidades da China continental, incluindo o centro financeiro de Xangai, foram bloqueadas enquanto as autoridades trabalham para acabar com o coronavírus.

Para setores que vão de Big Techs a bens de consumo, isso está destruindo tanto a oferta quanto a demanda – e dando aos executivos outra grande dor de cabeça.

Muitas empresas acabaram de perder milhões ou bilhões de dólares devido à guerra na Ucrânia, o que levou a um êxodo corporativo maciço – e caro – da Rússia.

A combinação de ambos os eventos criou um impressionante golpe duplo para corporações multinacionais, como a Estée Lauder, que disse na semana passada que os “dois ventos contrários significativos” a forçaram a reduzir suas perspectivas para o ano.

A crise é um forte lembrete da enorme importância da China para as empresas globais.

“Goste ou não, neste momento, se você é uma multinacional, a China é provavelmente seu primeiro ou segundo maior mercado consumidor”, disse Ben Cavender, diretor administrativo da consultoria China Market Research Group.

“E provavelmente é sua principal base de produção, ou é responsável por uma quantidade significativa de seu trabalho na cadeia de suprimentos”, disse ele em entrevista de Xangai, que está trancada há seis semanas.

As medidas deixaram dezenas de milhões de pessoas confinadas em casa por mais de um mês, levando a altos níveis de estresse mental.

Em muitos casos, os moradores não podem sair de seus apartamentos sem permissão especial dos líderes comunitários, e um grande número de empresas permanece fechado.

Sem ânimo para fazer compras

Nos últimos anos, a China tornou-se o maior mercado para uma série de indústrias, de artigos de luxo a automóveis.

Mas no mês passado, a segunda maior economia do mundo desacelerou acentuadamente, atingindo não apenas os gastos do consumidor, mas também o emprego.

A Estée Lauder, que abriga os cosméticos Bobbi Brown e MAC, agora espera que suas vendas globais cresçam entre 7% e 9% ano a ano, abaixo da faixa anterior de 13% a 16% descrita em fevereiro.

A empresa disse que foi prejudicada ao suspender todos os negócios na Rússia e na Ucrânia após a invasão, levando a um declínio nas vendas.

As vendas também caíram 4% na Ásia-Pacífico no último trimestre, que foi “inteiramente impulsionada pela Grande China”, disse a diretora financeira Tracey Travis em uma teleconferência de resultados. Algumas empresas se recusaram a fazer uma previsão.

Na semana passada, a Starbucks suspendeu a orientação financeira pelos próximos seis meses, com o CEO Howard Schultz chamando-a de “o único curso de ação responsável”. “A situação na China é sem precedentes”, disse ele a analistas em uma teleconferência de resultados.

“As condições na China são tais que praticamente não temos capacidade de prever nosso desempenho por lá na segunda metade do ano.” O país é o segundo maior mercado da Starbucks.

A Kering, proprietária da Gucci e da Bottega Veneta, disse no mês passado que também estava sentindo a dor, com “quedas acentuadas no tráfego”, fechamento de lojas e grandes desafios logísticos impostos pelos bloqueios.

“Esperamos que a situação seja temporária”, disse o diretor financeiro Jean-Marc Duplaix em uma ligação de vendas corporativas. No entanto, o clima lá é mais sombrio.

“Francamente falando, os consumidores agora não estão preocupados em comprar batom ou café”, disse Cavender. “Eles estão realmente muito mais focados em obter itens de necessidade.”

Em Xangai, por exemplo, o bloqueio inicialmente levou a uma corrida massiva por alimentos e reclamações generalizadas sobre dificuldades para receber entregas.

Agora, mesmo com o aumento do acesso, muitas pessoas se concentram no que é conhecido como “compra em grupo”, permitindo que usuários que moram na mesma comunidade façam pedidos em grandes quantidades de mantimentos e outros itens essenciais.

Mesmo aqueles que não estão presos em casa podem ser afetados. Os consumidores que vivem em cidades sem restrições também podem hesitar em sair e ir ao shopping, por medo do “que aconteceu em Xangai”, onde as pessoas permanecem confinadas indefinidamente, disse Cavender. “Tem sido um grande empecilho negativo para o consumo.”

Ainda a fábrica do mundo

As empresas também estão enfrentando problemas no back-end. Nos últimos anos, muitas empresas trabalharam para transferir pelo menos parte de sua fabricação para fora da China, graças à guerra comercial com os Estados Unidos. Mas isso não impediu que um grande número de nomes familiares fossem pegos na repressão da Covid no país.

No mês passado, a Apple alertou para grandes perdas relacionadas ao surto de Covid-19 na China, dizendo que problemas na cadeia de suprimentos podem afetar suas vendas em até US$ 4 bilhões a US$ 8 bilhões neste trimestre.

A Apple culpou a queda de receita esperada tanto pelas restrições na China quanto pela escassez de componentes em todo o mundo. Algumas das paralisações afetaram brevemente cerca de 20% a 30% de toda a produção do iPhone, de acordo com a Everstream Analytics, uma empresa que fornece análise de risco da cadeia de suprimentos.

As restrições da Apple estavam “principalmente centradas no corredor de Xangai”, onde tem várias fábricas que foram impactadas, disse o CEO Tim Cook em uma teleconferência de resultados.

Em alguns casos, a tensão transbordou. Vídeos postados nas mídias sociais chinesas na semana passada mostraram trabalhadores de uma fábrica em Xangai passando por barreiras e entrando em confronto com seguranças vestidos com roupas de proteção, sugerindo maior atrito ao longo de semanas de bloqueios.

Não ficou imediatamente claro o que desencadeou o incidente. A fábrica é de propriedade da Quanta, um fornecedor taiwanês da Apple. De acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, a fábrica retomou o trabalho sob um sistema de circuito fechado, em que os trabalhadores vivem em áreas designadas e aderem a protocolos rígidos.

A Apple encaminhou a CNN Business internacional para a Quanta quando questionada sobre o assunto. A Quanta não respondeu a um pedido de comentário.

No mês passado, a Microsoft também disse que as paralisações na produção chinesa prejudicaram seu fornecimento de laptops Surface e consoles Xbox e podem potencialmente “ter um grande impacto” em seu desempenho trimestral.

Grande parte da produção da fabricante de PCs está na China, de acordo com sua lista mais recente dos principais fornecedores.

A indústria automobilística global também foi particularmente atingida, com alguns players fechando temporariamente fábricas, sofrendo uma queda nas vendas ou tendo que adiar o lançamento de carros novos.

Duas das maiores montadoras do mundo, Volkswagen e Toyota, foram forçadas a suspender a produção por semanas recentemente. Embora ambas as empresas tenham retomado a produção, elas alertaram que só aumentariam gradualmente à medida que os problemas da cadeia de suprimentos continuassem.

A Tesla, que administra uma Gigafactory em Xangai, também conseguiu reiniciar a produção no mês passado após um desligamento de várias semanas, mas a empresa pode ter encontrado outro obstáculo.

Na terça-feira, a Reuters informou, citando fontes não identificadas, que a produção da Tesla havia interrompido a maior parte da produção novamente devido a problemas com fornecedores. A empresa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

De acordo com Cavender, muitos fornecedores de automóveis continuam enfrentando dificuldades para manter suas próprias fábricas em funcionamento ou entregar componentes.

A demanda por veículos elétricos permaneceu forte: tanto a Volkswagen quanto a fabricante chinesa BYD relataram um aumento recente nas vendas chinesas.

Os portos chineses e outros centros de logística continuam enfrentando problemas, no entanto. No mês passado, a Amazon sinalizou que “as taxas de transporte aéreo e marítimo de linha de transporte continuam iguais ou acima das taxas do segundo semestre do ano passado” em parte por causa do surto de Covid na China.

Esses “já eram muito mais altos do que os níveis pré-Covid”, disse o diretor financeiro Brian Olsavsky a analistas durante a apresentação dos resultados da empresa, citando a disseminação da variante Omicron na China e a escassez de mão de obra em vários locais.