A concessão da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Aço, será debatida em audiência pública nesta quarta-feira (3), em Brasília, na sede Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).

A audiência está prevista para 10h e será transmitida pela ANTT no YouTube. O objetivo é colher sugestões e contribuições para as minutas do edital ao Programa de Exploração da Rodovia, além de estudos de viabilidade.

O prazo para envio de sugestões e contribuições para edital de privatização da BR-381 vai até a próxima segunda-feira (8). A tendência é de que o documento seja publicado a partir de setembro deste ano. No entanto, não há estimativa de quando ocorrerá o leilão.

Conforme o projeto, o trecho tem início em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262, sentido Sabará, até o entroncamento com a BR-116, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, com extensão de 304 km.

No ano passado, o governo chegou a leiloar as BRs 381 e 262, contudo não houve interessados. A partir disso, a avaliação foi de que seria necessário tornar o projeto “mais atrativo e atual”. Enquanto a BR-381 avança para novo leilão, a BR-262 receberá investimentos federais antes das conversas de concessão serem reabertas.


Paola Tito