Por Marcelo Gomes

Localizado entre Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, ambas cidades da zona da Mata, o parque estadual do Ibitipoca é uma das poucas reservas de Mata Atlântica conservadas em Minas Gerais. É também um dos atrativos turísticos mais belos do estado. O governo estadual intenciona conceder a área à iniciativa privada. Para o Ministério Público estadual, da maneira como está, o plano de concessão apresenta irregularidades.

O MP foi provocado a avaliar a concessão pelo deputado Betão (PT). O parlamentar, que é geógrafo, observou que o Plano de Manejo prevê a inserção de aparatos como tirolesa, pontes suspensas, parquinhos e viveiros. Isso em um terreno de extremo declive (muito inclinado) e sem um estudo prévio. “Nunca é demais lembrar o trágico acidente ocorrido, há pouco, em Capitólio, o qual tem uma geologia muito similar à de Ibitipoca”, informou o deputado na petição ao MP.

O órgão deu um prazo de três dias para que o Instituto Estadual de Florestas (IEF) manifeste sobre um Compromisso de Ajustamento de Conduta para consertar as ilegalidades do procedimento de concessão. Segundo o Promotor de Justiça, Madson da Cunha, “em caso de não haver interesse do Instituto Estadual de Florestas – IEF em firmar tal compromisso, serão adotadas ulteriores medidas visando a regularização dos atos que foram identificados com irregularidades”.

Entramos em contato com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e aguardamos um posicionamento.

 


Avatar

contributor