Da Redação

Os grupos e os confrontos da primeira fase das categorias Masculina Sub-13 e Sub-15 da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima 2022 foram definidos em congresso técnico realizado com a participação da organização e dos clubes, no Centro de Referência das Juventudes, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

A competição é realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e, neste ano, conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania / Secretaria Especial do Esporte. Para otimizar a disputa e em conformidade com os cuidados e medidas referentes à pandemia da Covid-19, a primeira fase das categorias Masculina Sub-13 e Sub-15 terá somente três datas – 12, 19 e 26 de março.

Sub-13
Por sorteio, os 11 clubes da categoria Masculina Sub-13 foram divididos em três chaves:

Chave A – Estrela Azul, Itamarense-A, Tupinense e Comunidade

Chave B – GDI, Santa Rita, Santa Maria e Itamarense-B

Chave C – Campinense, Santa Lúcia e Paulo VI

Na primeira fase da competição, as equipes das chaves jogam entre si. Clique aqui para acessar a tabela. Os três primeiros dos grupos A e B, e os dois primeiros do grupo C, classificam-se para a fase “mata-mata”, das quartas-de-final até a decisão.

Sub-15
Por sorteio, os 12 clubes da categoria Masculina Sub-15 foram divididos em quatro chaves:

Chave A – Itamarense-A, Tupinambás, Águia de Aço

Chave B – Tupinense, Santa Lúcia, Colo-Colo

Chave C – Estrela Azul, Campinense, Santa Maria

Chave D – GDI, Leblon, Itamarense-B

Na primeira fase da competição, as equipes das chaves jogam entre si. Clique aqui para acessar a tabela. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a fase “mata-mata”, das quartas-de-final até a decisão.

Crescimento

A categoria Masculino Sub-13 é uma das novidades da Copa Centenário 2022. As outras são a categoria Feminino Sub-20 e a divisão da categoria Master em duas (40 e 50 anos). Portanto, a competição deste ano terá 11 módulos, três a mais que a de 2019. São eles o Feminino (Sub-17, Sub-20 e Adulto); Masculino (Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Master 40 e 50 anos); e Masculino Amador (A, B e C).

A Copa Centenário retorna em 2022 após dois anos de paralisação devido às medidas de combate à pandemia de Covid-19. Trata-se de um dos principais torneios amadores do Brasil, com o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade, reafirmando o papel delas no processo de inclusão social de seus praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e melhoria na qualidade de vida da população.

A competição mobilizou em 2019 mais de 5,4 mil participantes diretos, entre atletas e integrantes de comissão técnica, de quase 220 clubes. Os campeões da última edição da Copa Centenário foram: Itamarense (Infantil); São Bernardo (Juvenil); Tupinambás (Feminino Sub-17); Manchester (Feminino Adulto); Cachoeirinha (Master); Villa Real (Adulto Masculino C); Américo (Adulto Masculino B); e Radiante (Adulto Masculino A).

 

 


Avatar