Mais de 14 mil doses de vacinas foram aplicadas no último sábado (23) durante o Dia D da Campanha de Multivacinação em Belo Horizonte. Ao todo, 14.204 pessoas foram imunizadas nos 153 centros de saúde e no serviço de atenção à saúde do viajante, que estiveram abertos das 8h às 17h.
A campanha, que se estende até 29 de novembro, tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos com doses pendentes. Após o término, as vacinas continuarão disponíveis nos centros de saúde de segunda a sexta-feira. “Manter o cartão de vacinas atualizado é fundamental para proteger contra doenças imunopreveníveis. As vacinas são seguras e salvam vidas”, ressaltou Thaysa Drummond, subsecretária de Promoção e Vigilância em Saúde.
Estão sendo oferecidas vacinas contra doenças como rotavírus, poliomielite, meningite ACWY, pneumocócica 10, hepatites A e B, HPV, febre amarela e gripe. A imunização contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos. No entanto, a vacina BCG é aplicada apenas nos locais de referência.
No momento, a rede pública enfrenta desabastecimento das vacinas contra a covid-19 e varicela. A Secretaria de Estado da Saúde já foi notificada, mas ainda não há previsão para reposição. Os imunizantes do Sistema Único de Saúde (SUS) são fornecidos pelo Ministério da Saúde e distribuídos pelos estados.
A vacinação é realizada de acordo com a análise da situação vacinal de cada criança ou adolescente. É essencial apresentar a caderneta de vacinação, documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço para o registro.
Foto: Rodrigo Clemente