No mesmo dia em que o atual governo divulgou o afastamento do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), anunciou, nesta terça-feira (20/12), quem irá comandar a força a partir do ano que vem.

Será o delegado Edmar Moreira Camata. Ele também anunciou o nome do novo secretário nacional de Justiça: Augusto Botelho.

Camata ingressou na PRF em 2006, é mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca, e tem especializações em Gestão Integrada em Segurança Pública e Ministério Público e Defesa da Ordem Jurídica, além de MBA em Gestão Pública. Atualmente é Secretário de Estado de Controle e Transparência no Governo do Espírito Santo.

Botelho é advogado, especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra, em Direito Penal pela Universidade de Salamanca e mestrando em Direito Penal Econômico na FGV.

Iniciou carreira no escritório de Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Botelho foi conselheiro na Human Rights Watch – organização que defende e realiza pesquisa sobre Direitos Humanos – e do Projeto Inocência – organização brasileira com o objetivo de enfrentar as condenações de inocentes no país.

Foi um dos fundadores da Organização não Governamental Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), onde atuou como presidente por três anos e fez parte da diretoria por 16 anos.

Atualmente é conselheiro nato do IDDD. Integra o Projeto Rede Liberdade, criado em 2019, para defender pessoas e organizações sociais alvos de violações de direitos fundamentais.

Também foram anunciados, nesta tarde, outros nomes da área. Veja quais:

Ademir Dias Cardoso Junior – Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação;

André Luis Lima Carmo – Diretoria de Administração e Logística;

Guilherme Monseff de Biagi – Diretoria de Gestão de Pessoas;

Helena de Rezende – Corregedoria-Geral;

Humberto Freire de Barros – Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente;

Luciana do Amaral Alonso Martins – Diretoria de Ensino;

Luiz Eduardo Navajas Telles Pereira – Chefia de Gabinete;

Otávio Margonari Russo – Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos;

Ricardo Andrade Saadi – Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção;

PCF Roberto Reis Monteiro Neto – Diretoria Técnico-Científica;

Rodrigo de Melo Teixeira – Diretoria de Polícia Administrativa;

Rodrigo Morais Fernandes – Diretoria de Inteligência;

Valdecy Urquiza – Diretoria de Cooperação Internacional.


Avatar

administrator