Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, passa a contar com duas novas instalações dedicadas ao tratamento de pacientes com dengue a partir desta segunda-feira (4). As unidades foram estabelecidas pela Prefeitura da cidade para agilizar o atendimento e lidar com o aumento significativo na procura por cuidados médicos.

As instalações incluem o Centro de Acolhimento Especializado para Dengue (Centro AED), localizado no bairro Jardim Teresópolis, e a Unidade Temporária de Acolhimento de Pacientes com Dengue, situada no bairro Bom Retiro.

O Centro de Acolhimento Especializado para Dengue inicia suas operações às 7h, em um prédio adjacente ao Centro Integrado da Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc), oferecendo atendimento 24 horas para pacientes a partir de 13 anos.

Com capacidade para realizar 150 avaliações clínicas diárias e dispondo de três consultórios, incluindo um para triagem de risco e dois para consultas médicas, o Centro AED também oferece um leito de estabilização clínica, além de 20 pontos para hidratação oral ou venosa e coleta de exames laboratoriais.

A Unidade Temporária de Acolhimento de Pacientes com Dengue, por sua vez, começa a operar às 9h na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, no bairro Bom Retiro, oferecendo atendimento 24 horas para pacientes com idade a partir de 13 anos. Esta unidade prioriza o atendimento a casos clinicamente classificados como pouco urgentes (verde) ou não urgentes (azul) e possui uma estrutura climatizada que inclui recepção, consultórios médicos, sala para prova do laço e pontos de hidratação oral e venosa, com capacidade para atender cerca de cem pacientes por dia.

A prefeitura está estudando a possibilidade de abrir unidades temporárias de acolhimento em outras UPAs da cidade.


Avatar

administrator