Para denunciar o descaso da PBH com o abandono de carros nas ruas de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT) cantou “parabéns” para um automóvel largado no bairro Glória, na Região Noroeste. No bolo, Duda carregava a foto do responsável pelo descaso com a população e a cidade: o prefeito Fuad Noman.

A ação, na manhã desta quinta-feira (12), teve como objetivo mostrar aos jornalistas que o governo de Fuad Noman não tem pensado na questão, que incomoda moradores, é um provável hospedeiro para mosquitos da dengue e gera insegurança pela cidade.

“De forma irônica, sarcástica, nós trouxemos esse bolo para cantar parabéns para esse carro, que faz mais um ano de ‘vida’ quando poderia estar gerando renda, mas para o prefeito isso não é importante como política pública”, inculpou Salabert.

Belo Horizonte passou neste ano por uma grave crise de dengue e registrou, até o fim do período de emergência no mês de junho, 70 mortes pela doença. O abandono de carros é uma preocupação de moradores e comerciantes tanto no acúmulo de água e sujeira, que ajuda na proliferação de mosquitos, como potencial local de aumento da insegurança nas ruas.

“Carros abandonados são péssimos. Primeiro no campo da saúde pública, porque é foco de dengue, no momento em que passamos pela maior crise da doença em BH. É ruim do ponto de vista da segurança pública, porque muitos ladrões se escondem atrás desses carros, além de deixar a cidade mais feia e deixar de gerar lucro”, denunciou Duda.

Deputada federal, Duda é autora de um Projeto de Lei (PL) em tramitação que muda a legislação nacional em relação aos automóveis largados nas ruas. O PL 202134/2024, institui o Programa Nacional de Destinação Correta aos Veículos Abandonados em vias públicas e determina as situações em que os carros são considerados como abandonados e o tipo de destinação necessária. Como prefeita, Duda pretende adiantar a proposição em âmbito municipal.

Nós vamos desburocratizar a legislação municipal, para que os carros abandonados sejam destinados para leilão ou levados para as cooperativas de reciclagem para gerar lucro para os catadores. O Cefet em BH já tem tecnologia para reciclagem dos carros”, afirmou a candidata.

Foto: Cadu Passos

 


Avatar

administrator