Remodelar e facilitar o acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma das propostas de Duda Salabert (PDT) para ampliar o combate à transmissão do HIV em Belo Horizonte. Na manhã desta quinta-feira (19) a candidata esteve no lançamento do projeto Acolher e Cuidar, na Rua Guaicurus, no centro de Belo Horizonte.
“Sendo eleita, nós vamos desburocratizar o acesso à PrEP, já que atualmente faltam infectologistas na capital e, o mais importante, ampliar a política da PrEP e de combate ao HIV/AIDS nas periferias, já que os dados têm mostrado que a população que tem problemas com transmissão de ISTs é a população mais pobre e periférica de BH”, denunciou a candidata.
O projeto “Acolher e Cuidar” visa fortalecer a rede de apoio às comunidades LGBTQIA+ e promover a inclusão, com foco em criar espaços seguros e acolhedores para indivíduos que buscam apoio, especialmente em áreas de vulnerabilidade. Além disso, o projeto destaca a importância da saúde mental, da convivência e da formação de redes de proteção comunitária.
A iniciativa é uma realização do Fundo Positivo, organização que atua na defesa do direito à saúde pública universal, integral e equânime, prevenção e assistência às pessoas vivendo com IST´s/HIV/AIDS.
Acompanhada na agenda pela candidata a vereadora pelo PDT Mallu Almeida, Duda lembrou da sua trajetória em prol da saúde de trabalhadoras do sexto e da população trans de BH. Para a candidata, sua atuação parlamentar demonstra o compromisso com parcelas da sociedade muitas vezes apagadas pelas políticas públicas em todo país.
“Estima-se que no Brasil, 40% das pessoas travestis e transexuais estão com HIV, o que mostra a urgência da gente ampliar, popularizar e desburocratizar o acesso na saúde e no combate ao HIV/AIDS”, destacou Duda.
foto: Cadu Passos