O candidato a prefeito Gabriel (MDB) se reuniu, nesta quarta-feira (18/09), com as candidatas a vereadora pelo mesmo partido, para discutir as diretrizes do plano de governo com foco nas políticas voltadas ao público feminino, especialmente as mulheres vítimas de violência, além de debater os desafios enfrentados por elas no cenário político.
Durante a reunião, um dos temas abordados foi a efetivação do passe livre para mulheres vítimas de violência, aprovado pela Câmara Municipal no ano passado, mas que ainda não foi implementado pela prefeitura.
Gabriel também pretende criar Centros de Atendimento à Mulher Vítima de Violência em cada uma das regionais da cidade, oferecendo suporte psicológico, jurídico e social, descentralizando o atendimento, de forma a torná-lo mais acessível.
O encontro também tratou de políticas voltadas para a capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade, preparando-as para o mercado de trabalho. Essa iniciativa é uma prioridade dentro do plano de governo da coligação Teto, Trabalho e Transporte, que reconhece a necessidade de oferecer mais oportunidades de qualificação e inclusão no mercado para essas mulheres, contribuindo não só para a redução das desigualdades, como também para o desenvolvimento econômico de Belo Horizonte.
Combate à violência contra a mulher na Câmara
Gabriel lembrou que, enquanto presidente da Câmara Municipal, foi criada a Procuradoria-Geral da Mulher, que tem, entre os objetivos, discutir e criar políticas públicas que garantam equidade de gênero e combate à violência, inclusive no ambiente do Legislativo municipal.