O teatro é uma das linguagens que integram o componente curricular “Arte”, durante o Ensino Fundamental, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Após a passagem das experiências na Educação Infantil, o fazer teatral incentiva a expressão criativa e aprimora a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal, o trabalho colaborativo, a memória e a reflexão dos alunos. Com o objetivo de explorar a teatralidade como prática pedagógica em sala de aula, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza um novo encontro gratuito do projeto “Educação na Praça”, no dia 07 de dezembro (sábado), às 14h, guiado pela atriz e professora Priscila Martins.
O bate-papo abordará ferramentas e técnicas práticas de teatro que podem ser aplicadas em sala de aula, promovendo uma educação mais dinâmica e participativa. Por meio de interações e jogos, o público também poderá estimular importantes habilidades para o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a criatividade e a expressão. Para Priscila, condutora da atividade, o teatro enquanto prática pedagógica pode contribuir com os professores e o exercício da docência ao oferecer métodos criativos e interativos que tornam o aprendizado mais significativo, abordando conteúdos de maneira interdisciplinar e estimulando o pensamento crítico dos alunos.
Como uma ferramenta para diversificar estratégias didáticas, a prática pode promover um maior engajamento por meio de contação de histórias, simulações, exercícios e jogos de interpretação. “Para os alunos, a vivência teatral também favorece o desenvolvimento de competências como empatia e colaboração, além de melhorar a comunicação e a autoconfiança”, completa a atriz.
Direcionado a alunos de licenciatura, professores da rede de educação básica, educadores de museus e demais interessados, o encontro tem duração aproximada de 2h e recebe até 40 participantes, mediante inscrição prévia em formulário on-line. Haverá emissão de certificados de participação e a atividade será acessível na Língua Brasileira de Sinais.
Atriz, professora de teatro e educadora de museus. Priscila é licenciada em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ênfase em educação não formal, mediação cultural e acessibilidade. Possui experiência em espaços educacionais e museus, onde desenvolve formações e orienta mediadores culturais, além de contribuir com a criação de materiais educativos e supervisionar projetos voltados para a acessibilidade e a difusão artística. Também atua como professora de Teatro e Artes, focando no estímulo à expressão criativa e engajamento cultural.
Serviço: Educação na Praça: “A teatralidade como ferramenta pedagógica em sala de aula”, com Priscila Martins
Quando: 07/12 (sábado), às 14h
Público: Alunos de licenciatura, professores da educação básica, educadores de museus e demais públicos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 40 participantes
Inscrições: forms.gle/sxprTVPvNyiHojuU8
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)
Foto: Divulgação