Após um ano fechado por conta da pandemia, o espaço cultural Gruta reabre as portas nesta sexta-feira (4), no bairro Horto, região Leste de Belo Horizonte. Na estreia da programação presencial, a DJ Fredda/Showme comandará a festa.

Icônico “inferninho” de BH, a Gruta retomará eventos como pocket shows, ações cênicas e discotecagens. “A Gruta é uma prova de que as pessoas podem se reunir em torno do objetivo de manter um espaço cultural de pé”, reflete o cantor e ator Marcelo Veronez, um dos gestores.

Além da DJ Fredda/Showme, a retomada conta com uma edição do “boteco” da Wanira Vampira, no dia 7, e um pocket show da cantora e compositora mineira Renata Lopes, no dia 11.

A dinâmica se repetirá nas semanas posteriores, intercalando festas com DJs, às sextas; bate-papos descontraídos com Wanira Vampira (Wagner Alves, artista, performer e integrante do coletivo que atualmente gere o espaço), às segundas; e pocket shows ou ações cênicas nas sextas subsequentes.

Ainda em março, no dia 18, é a vez da DJ Eugene agitar a pista. Em 25 de março o espaço realiza a “Noite Drag”, com as artistas Nickary Aycker e Evellyn Loren. O mês de abril começará com uma festa com a DJ Kingdom, no dia 1º, e continua com o “Teatro da Confusão”, no dia 8.

As atrações de sexta-feira têm custo de entrada popular, no valor de R$ 20, e listas de gratuidade para pessoas transgênero. Às segundas, a entrada é franca.

Realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, a programação dá continuidade ao projeto de manutenção da Gruta, que viabilizou atividades virtuais ao longo de 2021, possibilitando com que o espaço conseguisse se manter vivo durante a pandemia.

“A Gruta já se provou fundamental para quem a frequenta e a melhor prova disso é o engajamento gigante quando falamos de assuntos relacionados à permanência do espaço. As pessoas se envolvem, financeiramente ou não, e isso nos deixa muito felizes e com a certeza de estarmos fazendo um trabalho essencial para uma grande parcela de artistas e frequentadores desse cantinho tão querido”, ressalta Veronez, que divide a gestão com Wanira Vampira, Ju Abreu e Akner Gustavson (integrantes do coletivo cênico Toda Deseo).

O espaço está com telhado novo e com mais abertura de passagem de ar, além de um pé direito alto que garante um ambiente mais confortável e fresco. Em breve, deverão fazer novas intervenções nas paredes.

Serviço:

Reabertura da Gruta. Rua Pitangui, 3.613, Horto. Funcionamento: das 20h às 0h. Lotação máxima: 40 pessoas. Entrada: R$ 20 (listas de gratuidade para pessoas transgênero).