Altos funcionários americanos viajaram a Israel nesta quarta-feira (30) para intensificar negociações sobre acordos que possam encerrar a guerra na Faixa de Gaza e no Líbano, confirmou o Departamento de Estado dos EUA. Amos Hochstein, enviado especial dos EUA para o conflito entre Israel e Líbano, e Brett McGurk, principal assessor da Casa Branca para o Oriente Médio, liderarão as discussões.

O objetivo é explorar uma resolução diplomática para o conflito no Líbano e também discutir como encerrar as hostilidades em Gaza,” informou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, em coletiva de imprensa.

Desde o ataque realizado pelo Hamas em outubro de 2023, que desencadeou a guerra em Gaza, os EUA buscam um acordo de cessar-fogo, mas mantêm seu apoio diplomático e militar a Israel. Washington, no entanto, não tem pressionado por um cessar-fogo imediato no Líbano, onde Israel tem atacado alvos do Hezbollah.

No final, desejamos um cessar-fogo,” afirmou Miller. “Queremos uma resolução diplomática que permita aos civis de Israel e do Líbano retornarem com segurança às suas casas.”

Miller ressaltou que os EUA têm pedido a Israel que evite causar danos extensivos no Líbano, especialmente após ordens de evacuação em Baalbek. “Deixamos claro que a campanha no Líbano não deve se assemelhar à que foi realizada em Gaza,” concluiu o porta-voz.


Avatar

administrator