Em Congonhas (MG), a poeira causada pela mineração intensiva está afetando esculturas históricas do mestre Aleijadinho, que estão sendo corroídas.

“Os Doze Profetas”, criados entre 1800 e 1805, ficam no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em uma área privilegiada da cidade na parte mais alta. Ao passar a mão na base da estátua, é possível ver um pó marrom que sai do monumento.

Santuário que tem obras de arte de valor incalculável, como os profetas de Aleijadinho que estão carcomidos pela ferrugem e a gente vê que essas obras hoje estão perdendo as suas características originais, degradando por causa da poeira que além de atacar fisicamente, quimicamente a estrutura da pedra sabão, provoca inúmeros males à saúde das pessoas aqui em Congonhas”, destaca o professor do IFMG, Daniel Neri.

‘Empoeira muito’

Moradores de Congonhas também reclamam dos problemas causados pela poluição do ar, devido à poeira na cidade.

Empoeira muito. Quem tem alergias e tudo, nesses dias de muito vento é complicado”, relata uma moradora.

Antônio Carlos Andrade destaca os males para a saúde da população, especialmente, às crianças.

“Tem que a ver um meio de eliminar essa poeira porque essas crianças que estão vindo hoje, já tem tantos problemas ainda tem que encarar essa poeira cada vez mais”, diz o aposentado.

A CSN Mineração afirma ter medidas rigorosas para mitigar a emissão de poeira, mas os especialistas questionam a eficácia dessas medidas.

“A culpa não é do vento. Vento sempre existiu na Terra, né? O problema é que a gente está destruindo. A gente está tirando a vegetação. Muitas dessas áreas onde tem minas aqui hoje era mata atlântica ou cerrado, ou zona de transição, ou nosso campo de altitude. Isso aí tudo foi dizimado, então 40% do território de Congonhas, hoje ele está praticamente em área desnuda”, destaca o especialista em mineração, Sandoval de Souza.

Para o professor do IFMG, Daniel Neri é necessário equilibrar o desenvolvimento da mineração com a preservação da saúde e do meio ambiente.

Ora, se a gente tem um problema que impacta uma cidade do porte da cidade de Congonhas, a gente não pode mais licenciar projetos de expansão da mineração. A gente precisa preservar a saúde. A gente precisa precisa preservar a vida das pessoas”.


Avatar

administrator