Recentemente, estudantes em várias universidades do Reino Unido seguiram o exemplo de seus pares nos Estados Unidos e estabeleceram acampamentos pró-palestinos em seus campus. Na Universidade de Newcastle, um pequeno acampamento foi erguido em um gramado diante dos edifícios acadêmicos, como revelado por vídeos e fotos compartilhadas nas redes sociais. A conta do X, “Newcastle Apartheid Off Campus”, divulgou imagens do acampamento, mostrando cerca de uma dúzia de tendas adornadas com bandeiras palestinas.

Este grupo, formado por estudantes, se posiciona contra a colaboração da Universidade de Newcastle com empresas de defesa que fornecem armamentos a Israel, conforme mencionado em uma publicação no X na noite de quarta-feira. “O primeiro dia do acampamento está chegando ao fim e os números estão crescendo a cada hora”, afirmou o post.

Manifestações semelhantes ocorreram nas universidades de Leeds e Bristol, onde estudantes montaram tendas em protesto contra a guerra em Gaza, de acordo com a agência de notícias PA. A Universidade de Warwick, localizada no centro da Inglaterra, também viu a montagem de um acampamento no campus que perdurou por uma semana.

Na sexta-feira, a administração da Universidade de Warwick reconheceu a presença de uma “manifestação em andamento” organizada pela “Warwick Stands With Palestine”, uma coalizão que inclui organizações estudantis e de funcionários. A universidade informou estar em diálogo com os organizadores e reforçou que a liberdade de expressão é um “componente vital da vida universitária.”


Avatar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *