A importância da coletividade e da unidade na luta sindical.

O Programa Fala Mulher desta semana recebe a psicóloga Jennifer Souza, presidenta do Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerais(PSINDMG), para contar sua trajetória na psicologia e no sindicalismo. Ela destaca a importância da categoria para a saúde mental da sociedade, que conta com cerca de 60 mil profissionais em Minas Gerais e mais de 500 mil em todo o Brasil.

Jennifer inicia contando que escolheu essa área devido a sua vivência em um contexto de vulnerabilidade social, destacando o poder da psicologia em promover profundas transformações internas, que depois se manifestam de forma externa. Além disso, relata que, desde a infância, protestava contra as injustiças sociais e por isso, resolveu adentrar no mundo sindical. Apesar de ser um ambiente extremamente machista e que sobrecarrega as mulheres militantes, ela reitera a importância da atuação dos sindicatos em defesa dos direitos dos trabalhadores, principalmente para os da psicologia, que vivem em sua maioria em condições precarizadas. Ela defendeu a implementação de uma jornada de 30 horas semanais e a criação de um piso salarial para a categoria.

Por fim, Jennifer Souza convidou as/os psicólogas/os a se aproximarem do PSINDMG, e participarem ativamente da luta sindical, destacando que somente com coletividade e engajamento dos trabalhadores é possível conquistar avanços concretos para toda a categoria. Para acompanhar o trabalho do Sindicato, acesse o instagram @‌psindmg e/ou o site www.https://psindmg.org.br.


Avatar

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *