O foguete sul-coreano HANBIT-Nano, primeiro voo comercial lançado a partir de uma base brasileira, explodiu minutos após decolar da Base de Alcântara, no Maranhão, na noite de segunda-feira, 22. O veículo não era tripulado e não houve registro de feridos, segundo informações oficiais divulgadas após o incidente.

O lançamento foi realizado pela empresa sul-coreana Innospace às 22h13. De acordo com comunicado da Força Aérea Brasileira, o foguete apresentou uma “anomalia que resultou na perda de controle e na colisão com o solo” ainda dentro da área delimitada do centro de lançamento. A FAB informou que o protocolo de segurança foi imediatamente acionado.

Equipes da Força Aérea e do Corpo de Bombeiros foram deslocadas ao local para avaliar os destroços, isolar a área e verificar eventuais riscos ambientais. A Innospace afirmou que iniciou uma investigação técnica para identificar as causas da falha ocorrida logo após a decolagem.

O lançamento do HANBIT-Nano havia sido adiado diversas vezes. Inicialmente previsto para novembro, o voo foi remarcado para 17 de dezembro e depois para 19 de dezembro, após a identificação de problemas técnicos. Um novo contratempo levou ao adiamento final para o dia 22.

O foguete tinha 21,8 metros de comprimento e cerca de 20 toneladas. Ele transportava oito cargas úteis, incluindo cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais desenvolvidos pelo Brasil e pela Índia, que seriam colocados em órbita terrestre.

Foto: MCTI


Avatar

administrator