O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou nesta segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal que encaminhou ao Itamaraty o pedido formal de extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem, atualmente foragido nos Estados Unidos.
Com o envio do documento ao Ministério das Relações Exteriores, caberá agora à diplomacia brasileira formalizar o pedido junto ao governo norte-americano, seguindo os trâmites previstos em acordos internacionais.
O processo de extradição foi solicitado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal que condenou Ramagem no âmbito da trama golpista.
Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência durante o governo de Jair Bolsonaro, o ex-parlamentar foi condenado a dezesseis anos de prisão por participação nos atos contra o Estado Democrático de Direito.
Em setembro, ele deixou o Brasil para evitar o cumprimento da pena e passou a residir em Miami, nos Estados Unidos.
Durante as investigações, Alexandre de Moraes havia determinado a proibição de saída do país e a entrega de todos os passaportes, nacionais e estrangeiros.
Segundo a Polícia Federal, Ramagem desrespeitou a decisão judicial, cruzou a fronteira com a Guiana e embarcou para os Estados Unidos utilizando passaporte diplomático.
Na última sexta-feira, a Mesa Diretora da Câmara declarou a cassação do mandato, em cumprimento à Constituição Federal brasileira.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

