Foi aberta neste domingo, 10 de dezembro, a mostra fotográfica 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que lança mão de projeções na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

São exibidas obras de fotógrafos e fotógrafas que promovem uma reflexão crítica e aprofundada sobre as múltiplas perspectivas dos direitos humanos. Foram selecionados em chamada pública trabalhos de autoria de Ana Alaíde Amaral, Ana Cláudia Muniz Soares Valério, Ana Cláudia Ribeiro, Edgar Nunes Corrêa Xakriabá, Ester Toledo Gonzaga, Enrique Manuel Silva de Oliveira, Kelvin Mickolen Martins e Monique Olive Costa e Lara.

Além deles, participam como convidados Paula Sampaio, Luiz Braga, Leandro Couri, Priscila Musa, Vitú de Souza, Cyro Almeida, Fábio Martins, Lucas Hallel, Nívea Magno, Gabriel Lopo, Nego Júnior, Paula Sampaio, Matheus Sá Motta, Reisla Oliveira e Paula Fróes.

Os trabalhos estão organizados em nove áreas temáticas: Espiritualidade, Território, Celebração, Retrato, Mobilização, Trabalho, Conflito, Futuro e Outros.

Sensibilização e curadoria

A mostra 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos é promovida pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), por meio da Universidade dos Direitos Humanos (UDH), e pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos no âmbito da programação da XIV Semana de Direitos Humanos.

A atividade pretende sensibilizar a sociedade em relação à importância da declaração universal – que completa 75 anos de promulgação em 2023 – para a construção cotidiana da democracia brasileira e a transformação social orientada à proteção da dignidade da pessoa humana.

Responsável por avaliar as fotografias, a comissão curatorial reuniu professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Fafich e especialistas em direitos humanos: Luciana de Oliveira, Juarez Guimarães Dias, Eduardo de Jesus, Ricardo Lima, Glaucia Rodrigues, Caroline Cunha Rodrigues, Felipe Messias e Bárbara Costa. A coordenação ficou a cargo da diretora da UDH, professora Maria Guiomar Frota. Os trabalhos atenderam aos requisitos de habilitação técnica e seleção especificados na chamada lançada em novembro.

Mais informações podem ser obtidas em contato pelo endereço [email protected].


Avatar