Nesta quarta-feira (25/9) o prefeito Fuad Noman, candidato à reeleição pela Coligação “BH Segue em Frente”, reuniu-se com representantes da Central Única das Favelas (CUFA) e da Rede Conexão Favela, grupo composto por lideranças de vilas e favelas de Belo Horizonte. Durante o encontro, realizado no bairro Alto Vera Cruz, região Leste da capital, Fuad apresentou um breve resumo das iniciativas implementadas nos últimos dois anos e meio para os moradores das vilas e favelas propostas e propostas para o próximo mandato, caso seja reeleito. Entre essas iniciativas estão a oferta de internet gratuita, a implementação da tarifa zero, melhorias no transporte coletivo da cidade, urbanização, contenção de encostas, microcrédito e um Orçamento Participativo (OP) exclusivo para vilas e favelas, que já está sendo implementado.

O documento “Do morro vem o que você não esperava”, foi entregue a Fuad Noman por Patrícia Alencar e Francis Santos, diretores da Rede Conexão Favela. O documento – que propõe a integração das favelas à cidade, garantindo voz, representação e protagonismo na administração pública –, apresenta demandas e a formalização de compromissos para uma próxima gestão da PBH.

O objetivo, segundo Francis Santos, é tornar Belo Horizonte pioneira no tratamento dos territórios de favelas, reconhecendo sua importância cultural e econômica, e implementando serviços e direitos de forma justa e humanizada. A Carta destaca a necessidade de regulamentação do trânsito, criação de soluções customizadas para serviços, e geração de emprego e renda nas vilas e favelas. “O prefeito foi muito propositivo e se mostrou disposto dar prosseguimento a esse diálogo, de sentar à mesa em pé de igualdade para que a favela possa dar a sua contribuição para o desenvolvimento da cidade”, afirmou.

Um Centro Olímpico voltado para jovens e Vilas e Favelas

Fuad traduziu o encontro como “um grito das favelas e das vilas”. Disse que estava ali para ouvir as demandas da comunidade para entender as necessidades. “Todas as melhorias que foram feitas até agora é uma visão nossa. Eu vim aqui para ouvir a visão deles. E me surpreendi, porque a demandas deles, muitas vezes, são muitos simples e, às vezes, a Prefeitura nem sabe. Me dá alegria saber que vamos construir uma relação muito melhor com as vilas e favelas a partir desse encontro”, afirmou o prefeito, adiantando que, em um segundo mandato, vai criar uma Diretoria de Vilas e Favelas, “para que as comunidades tenham eco dentro da Prefeitura”. Adiantou, ainda, que vai criar um Centro Olímpico para que as crianças e jovens, possam ter oportunidades e destaque na área de esportes. “Muitos ficaram estimulados pelo sucesso do Brasil nas Olimpíadas”, justificou.

Fuad reiterou que, nas vilas e favelas, o protagonismo não é do prefeito, do vereador e nem de assessores, mas, sim, das lideranças locais. “Por ser um homem de diálogo e de construção de pontes, estou sempre aberto a ouvir as demandas das comunidades”. Por fim, sugeriu a troca do nome do documento para “Do morro vale o que você sonhava”.

Foto: Júnia Garrido


Avatar

administrator