Na manhã desta segunda-feira (09/09), o candidato a prefeito de Belo Horizonte, Gabriel (MDB), visitou a região hospitalar da cidade e prometeu, caso eleito, acabar com a fila de cirurgias eletivas, com o apoio de hospitais filantrópicos como a Santa Casa. Acompanhado pelo candidato a vice, Paulo Brant (PSB), Gabriel conversou com moradores, ouviu demandas e apresentou suas propostas para a saúde.
“Como vereador, destinei muitas emendas para hospitais filantrópicos. Para a Santa Casa foram R$ 400 mil nos últimos dois anos. Como presidente da Câmara, trabalhei para unir os vereadores em prol desses hospitais, e conto com eles para zerarmos a fila de cirurgias eletivas”, declarou.
No plano de governo da coligação Teto, Trabalho e Transportes, Gabriel propõe realizar mutirões de cirurgias durante a madrugada, uma prática já adotada em São Paulo. Ele também criticou a atual gestão da prefeitura, apontando o aumento significativo da fila para cirurgias eletivas.
“Hoje, são cerca de 30 mil pessoas esperando por cirurgias. Quando o atual prefeito assumiu, eram entre 20 e 22 mil. Portanto, não foi apenas ele quem causou o atraso”, afirmou.
Além disso, Gabriel se comprometeu a desenvolver um plano de carreira sólido para os profissionais da saúde, em contraste com a atual gestão. “Belo Horizonte ainda não tem um plano de carreira. Agora que chegou a eleição, Fuad prometeu algo, mas nos últimos anos, ele teve a oportunidade e nada fez“, concluiu.
Durante sua presidência na Câmara Municipal, Gabriel criou uma mesa de negociação permanente com o sindicato dos servidores, com reuniões mensais, além de implementar um reajuste salarial de 10% e abrir concurso público para mais de 90 vagas.