No último compromisso de campanha nesta quarta-feira (28/08), o candidato a prefeito, Gabriel (MDB), afirmou a lideranças no Aglomerado da Serra, na região Centro-sul de Belo Horizonte, que um dos primeiros compromissos ao assumir a prefeitura vai ser estruturar a carreira da saúde. Ele estava acompanhado do candidato a vice, Paulo Brant (PSB).
A finalidade, segundo o candidato, é garantir melhores condições a agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, técnicos de enfermagem, entre outros, melhorando o atendimento à população. A intenção é também criar estratégias para atrair e reter médicos no sistema.
Gabriel citou a lei 11.554/23, de sua autoria, que determina que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) tenham o nome da equipe de plantão em local visível aos pacientes, de forma a garantir a transparência na saúde.
“Hoje é um mistério saber se tem médico ou se não tem, o que complica a vida de quem depende destes serviços”, criticou.
Durante a conversa, ele também defendeu a criação de serviço de telemedicina para atendimento de casos de saúde mais simples, com entrega do medicamento na casa do paciente, de modo a desafogar as filas para priorizar casos que são, de fato, de urgência e emergência nas unidades de pronto atendimento.