Uma das maiores rivalidades interestaduais do Brasil, se não a maior, voltou com tudo nas últimas temporadas. Atlético e Flamengo começaram a reviver, com farpas em bastidores, mas, especialmente, em disputas dentro de campo, um confronto que ganhou uma proporção enorme nos anos 1980 e que sempre gerou um clima quente de todos os lados.

Atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, o Atlético vai encarar o Flamengo em uma decisão direta depois de 42 anos. No próximo domingo (20), em Cuiabá, no Mato Grosso, os dois decidem a revivida Supercopa do Brasil, em jogo único. A competição, que foi criada em 1990 pela CBF e que reúne os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil, foi cancelada depois de duas temporadas para ser retomada em 2020.

O Flamengo vai disputar porque foi o vice-campeão brasileiro. De acordo com o regulamento, se um mesmo time vencesse as duas competições, o segundo colocado do torneio de pontos corridos entraria na disputa.

Além da premiação de R$ 5 milhões para o campeão (o vice fica com R$ 2 milhões), está em jogo uma disputa passional. A última decisão direta entre os dois foi em 1980, quando o Flamengo venceu o Galo em uma decisão polêmica do Brasileiro no Maracanã. No ano passado, o Flamengo foi vice do Atlético, mas na competição em pontos corridos. Entre 1980 e 2022, porém, muita água rolou por baixo da ponte.

A decisão de 80 deixou marcas eternas, principalmente do lado alvinegro, inconformado com erros de arbitragem e com a expulsão de três jogadores do Galo. O clima hostil entre as torcidas teve, ali, sua faísca inicial. Em 2021, o lado derrotado na luta pelo Brasileiro, o Flamengo, foi o pivô das reclamações, sendo pela ausência de jogadores em momentos decisivos por causa de convocações ou pela torcida reclamando de pênaltis marcados a favor do Galo no torneio.

Em termos de polêmica, porém, nada chega perto do que foi visto em 1981, quando os dois rivais foram decidir, no neutro Serra Dourada, em Goiânia, quem seguiria para a fase semifinal da Libertadores. O jogo teve 36 minutos e acabou após o árbitro José Roberto Wright expulsar cinco jogadores do Galo. Posteriormente, a Conmebol confirmou a classificação do Flamengo, em um momento nunca digerido pela torcida atleticana.

Mata-matas históricos

O clima era de muita tensão e hostilidade ainda em 1987. No início do ano, ainda pelo Brasileirão de 1986, o Galo eliminou o Flamengo nas quartas de final, mas o rubro-negro deu o troco na semifinal da Copa União, com um 3 a 2 no Mineirão lotado que chorou pela eliminação do torneio. Brigas, foguetes disparados pelas torcidas e confusões marcaram os dois duelos, no Rio e em BH.

O Galo foi se vingar dessa eliminação com uma atuação histórica em 2014. Na semifinal da Copa do Brasil, o Flamengo fez 2 a 0 no Maracanã, abriu 1 a 0 no Mineirão, quando o gol fora era fator de desempate. O Atlético virou para um incrível 4 a 1, com um gol de Luan a sete minutos do fim. As classificações são até hoje festejadas pelas torcidas vencedores e lamentadas pelos derrotados.

Goleadas

Ao longo de quase um século de rivalidade, não faltaram jogos épicos e decisões acirradas, assim como goleadas. A maior de todas foi a favor do Atlético, um 6 a 1 pelo Brasileirão de 2004, no Ipatingão. Naquele ano, os dois clubes lutaram contra o rebaixamento.

O Flamengo teve dois 5 a 1 a seu favor, em jogos amistosos. Em 1979, a goleada no Maracanã, com renda repassada para desabrigados pelas chuvas, teve Pelé com a camisa do time carioca. O outro 5 a 1 foi em 1938, em amistoso no estádio das Laranjeiras.

Números

Existem algumas brechas em relação aos números históricos do duelo. De acordo com o Atlético, no site Galo Digital, são 120 jogos, com vantagem rubro-negra em vitórias (49 a 39). Já o site Flaestatística aponta 118 partidas, com duas vitórias a menos do Flamengo. Ainda de acordo com o Galo Digital, há uma partida sem a comprovação da competição e com poucos dados, que teria terminado 3 a 2 para o Flamengo.

De forma geral, o Galo leva vantagem nos duelos pelo Brasileirão e no antigo Robertão, enquanto o Flamengo tem mais vitórias em jogos pela Copa do Brasil. Em amistosos, de acordo com o Galo Digital, o Flamengo tem sete vitórias a mais.

Fonte: Terra