Não conte Bill Gates entre os fãs de criptomoedas e NFTs. Essas tendências de ativos digitais são “100% baseadas na teoria do maior otário”, disse o cofundador da Microsoft na última terça-feira (14) em uma conferência TechCrunch, referindo-se à noção de que os investidores podem ganhar dinheiro com ativos sem valor ou supervalorizados, desde que as pessoas estejam dispostas a oferecer lances mais altos.

Gates acrescentou que ele não é uma criptomoeda “longa ou curta”, forma de se referir a operações simultâneas, em que um investidor mantém uma posição vendida em um ativo e uma comprada em outro.

E ele zombou dos NFTs do Bored Apes, brincando que “imagens digitais caras de macacos” irão “melhorar imensamente o mundo”.

Em vez disso, Gates disse que prefere investir à moda antiga. “Estou acostumado a classes de ativos, como uma fazenda onde eles têm produção, ou como uma empresa onde eles fazem produtos”, disse ele.

Seus comentários vêm quando o bitcoin e outras criptomoedas estão caindo. O Bitcoin atingiu uma alta histórica de US$ 69.000 em novembro de 2021.

Desde então, a criptomoeda mais valiosa do mundo perdeu dois terços de seu valor, caindo abaixo de US$ 23.000 na terça. De sexta-feira para cá, perdeu cerca de 25% de seu valor.

A exchange de criptomoedas Coinbase anunciou que está demitindo 18% de seus funcionários enquanto o mercado de moedas digitais continua a desmoronar.

Gates já duvidou da criptomoeda. Em uma entrevista de 2021 à Bloomberg, Gates disse que uma coisa era Elon Musk e Tesla investir em bitcoin, mas isso não significa que os investidores médios devam seguir esse exemplo.

“Acho que as pessoas são compradas por essas manias, que podem não ter tanto dinheiro de sobra”, disse Gates.

“Então, eu não sou otimista em bitcoin.”