Em julho, os números divulgados pela Fenabrave colocaram a Chevrolet S10 na terceira posição entre as picapes médias, com 1.993 unidades vendidas, atrás das rivais Toyota Hilux (4.758) e Ford Ranger (2.685). Agora, a General Motors (GM) está tomando medidas para mudar esse cenário, anunciando a contratação de cerca de 200 funcionários para a fábrica de São José dos Campos (SP), onde a S10 é produzida.
A GM planeja retomar o segundo turno de produção da S10, que foi desativado em outubro de 2023. As contratações, que começarão em outubro deste ano, serão temporárias, com duração de 12 meses, mas podem ser prorrogadas por mais um ano, até 2026.
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, os novos contratados terão os mesmos direitos e benefícios dos colaboradores efetivos. O sindicato, que já havia defendido a criação de novos postos de trabalho devido ao ritmo acelerado da produção na fábrica, considera essa iniciativa uma importante conquista para a categoria. “A abertura de novos postos de trabalho já vinha sendo defendida pelo sindicato”, afirmou Valmir Mariano, presidente em exercício do Sindicato.
Além da S10, a planta da GM em São José dos Campos também fabrica o SUV Trailblazer. Atualmente, com 3.150 trabalhadores, a fábrica produz 170 veículos por dia, número que deve aumentar para 220 a partir de outubro com a retomada do segundo turno de produção.