O programa Fala Mulher desta semana é com Vera Lima Bolognini, jornalista e bacharel em Direito, para uma reflexão sobre a importância da democracia, com abordagem de pontos históricos e uma linha cronológica do 8 de janeiro de 2023.

A democracia, ou seja, o poder que emana do povo, se contrapõe a vários sistemas de governos. Entre eles, a monarquia, que se caracteriza como o governo de um sobre todos, ou seja, reis e rainhas no poder. Também se contradiz com a oligarquia, caracterizada pelo poder de poucos sobre muitos.

Entretanto, esse modelo instituído território brasileiro após a Proclamação da República, em 1889, sofreu uma tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2023, quando cerca de 4 mil pessoas, que em redes sociais se diziam bolsonaristas radicais saíram do Quartel-General do Exército e marcharam em direção à Praça dos Três Poderes, em Brasília/DF. Cometeram uma série de vandalismos, invasões e depredações do patrimônio público. A intenção dos golpistas era atacar os poderes constituídos e de maneira direta e certeira o governo Lula, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional.

Mas apesar dos vândalos falarem tanto em patriotismo, no sentimento de brasilidade, eles promoveram uma depredação em Brasília. O 8 de janeiro é uma data que ficará marcada na história do Brasil para sempre. Por isso, neste ano, em 2024, aconteceram diversas manifestações em várias capitais do país com objetivo de fortalecer e relembrar que a democracia emana do povo, é de todos e para todos. E aqueles que a atacarem serão punidos com o rigor da lei.


Avatar