Durante um evento promovido pela consultoria Warren Rena, em São Paulo, nesta segunda-feira, 12 de agosto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo federal deve revisar para cima a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, atualmente estimada em 2,5%. “Eu diria que nós, brevemente, devemos rever o crescimento da economia brasileira para além dos 2,5% previstos pela nossa Secretaria de Política Econômica“, declarou Haddad.
O ministro destacou a necessidade de o Brasil “virar a página” em relação aos anos anteriores, que foram marcados por “muito dispêndio, pouca receita e pouco crescimento”.
Essa declaração de Haddad ocorre após ele ter pedido “cautela” em julho, quando comentou a previsão do ministério para o PIB de 2024. Na ocasião, o ministro indicou que, embora os dados disponíveis sustentassem uma perspectiva mais otimista, era necessário avaliar cuidadosamente o momento e a necessidade de uma reprojeção. “Nós estamos recebendo informações e dados que sustentariam uma reprojeção. Mas eu pedi cautela para avaliar bem se essa reprojeção deve ser feita e quando deve ser feita”, afirmou Haddad anteriormente.